Mundo

Ministro em jantar de arromba horas após a queda de ponte em Génova (com vídeo)

O polémico ministro do Interior italiano é agora criticado por não ter cancelado a presença num jantar festivo em Messina que decorria ao mesmo tempo em que as equipas de socorro procuravam resgatar sobreviventes da queda da Ponte Morandi em Génova.

Matteo Salvini participou num evento da Liga Norte (de extrema-direita) ‘bem regado’ com o vinho da região de Sicília, na noite de terça-feira, tendo viajado para Génova apenas no dia seguinte.

À mesma hora em que o ministro se divertia com os camaradas de partido, bombeiros, polícias, paramédicos e outros tentavam encontrar e resgatar sobreviventes entre os escombros do viaduto que caiu sobre a autoestrada 10, provocando 38 mortos e 15 feridos.

No dia seguinte, já em Génova, Matteo Salvini responsabilizou a União Europeia pelo acidente, insinuando que as medidas de austeridade prejudicaram a segurança das populações, devido aos cortes no investimento público.

“Se as restrições externas nos impedem de gastar para termos estradas seguras, então é caso para questionar se seguir essas regras fazem sentido”, frisou.

Esta aparente contradição entre Salvini ‘chocado’ em Génova e a ‘diversão’ do jantar da Liga Norte tem provocado uma forte agitação política em Itália.

“As imagens de Salvini a celebrar em horas dramáticas para Génova são uma bofetada para a dor do país”, frisou o presidente do Partido Democrático (centro-esquerda), Matteo Orfini.

Nas redes sociais, os internautas têm acusado o ministro do Interior de estar “em campanha eleitoral permanente”.

O líder da Liga Norte defendeu-se, alegando que esta polémica tem vindo a ser promovida “pela esquerda”.

Veja Matteo Salvini a discursar em Génova, horas após o jantar festivo em Messina.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=RU2UKHORB3D5

Em destaque

Subir