Mundo

Ex-ministra que caiu devido aos incêndios é exemplo para a Grécia

A demissão de Constança Urbano de Sousa, a ministra da Administração Interna que não resistiu à polémica dos incêndios, está a ser citada como exemplo por um jornal grego para exigir a demissão “de pelo menos um ministro” na Grécia.

Enquanto o país faz o rescaldo dos violentos incêndios desta semana, o Kathimerini publicou um artigo, intitulado “É imperativa uma demissão”, que lembra como os incêndios de outubro de 2017 em Portugal levaram à queda da então ministra da Administração Interna.

Constança Urbano de Sousa, que já estava numa posição frágil desde os incêndios de junho, resignou a 18 de outubro, na sequência de nova tragédia marcada a fogo.

O Kathimerini exige que o primeiro-ministro, Alexis Tsiprars, demita “pelo menos um ministro”, dando um sinal político de que a culpa não morrerá solteira.

Recorde-se que o balanço mais recente dos incêndios da Grécia contabiliza 81 vítimas mortais.

“O exemplo da ministra da Administração Interna portuguesa, Constança Urbano de Sousa, que resignou em novembro passado depois dos desastrosos fogos florestais no seu país, está fresco na memória”, referiu o jornal, mas com um erro quanto à data da renúncia, que foi a 18 de outubro.

“Quando o número de mortos parece vir a exceder os 100” e “a inadequação da máquina do Estado se revela de uma forma tão trágica”, é evidente que “alguém tem responsabilidade política” numa tragédia que já é “impossível de apagar”, sustentou o Kathimerini.

Urge proceder a “uma catarse política” e só a demissão “de pelo menos um dos ministros demonstraria que o Governo respeita as vítimas do desastre”, concluiu o jornal.

A 18 de outubro, Constança Urbano de Sousa demitiu-se para defender “a dignidade pessoal”, alegando que já não sentia “condições políticas e pessoais” para continuar a liderar o Ministério da Administração Interna.

Já este ano, a ex-ministra deu uma entrevista para argumentar que, se fosse “um homem a passar pelas mesmas circunstâncias”, teria sido tratado de forma diferente.

Em destaque

Subir