Motores

Duplo pódio para Tiago Monteiro em Monza

Tiago Monteiro não conseguiu vencer na jornada do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) que teve lugar este fim de semana em Monza, mas saiu da pista italiana com dois pódios que lhe permitiram manter a liderança da competição.

Na primeira corrida o piloto português da Honda conseguiu ser terceiro depois de ter aproveitado vários deslizes alheios, enquanto na segunda chegou a liderar mas acabaria por se ter de inclinar perante Thed Bjork, da Volvo.

São sentimentos mistos aqueles que Tiago sente após esta etapa transalpina. Se por um lado o Honda Civic não ‘sofreu’ tanto como se esperava nas longas retas de Monza, por outro não permitiu que pudesse lutar até ao fim pela vitória no segundo confronto.

A primeira corrida foi a mais complicada para o piloto do Porto, que largando de nono teve dificuldades em progredir na classificação. No entanto vários acontecimentos acabaram por concorrer para que chegasse ao pódio, nomeadamente a colisão entre Mehdi Bennani e Norbert Michelisz quando discutiam a liderança, e depois, mais perto do final, a ultrapassagem que Tiago fez a Esteban Guerrieri, numa prova que acabou por sorrir a Tom Chilton.

Na segunda corrida, Tiago Monteiro fez mais uma das suas partidas fulgurantes, surpreendendo o ‘pole positon’ Thed Bjork, mas o sueco acabaria por tirar bom partido da grande velocidade de ponta do seu Volvo S60 para se impor.

Depois o piloto português teve de se defender de Robert Huff, cujo Citroën C-Elysée se mostrou mais rápido nas longas retas de Monza face ao Honda Civic e tornou a vida de Tiago bem complicada. Ainda assim o britânico não lhe conseguiria ‘roubar’ o segundo posto.

Classificação

Corrida 1
1º Tom Chilton (Citroën) 9 voltas
2º Robert Huff (Citroën) + 0,329s
3º Tiago Monteiro (Honda) + 2,630s
4º Thed Bjork (Volvo) + 6,793s
5º Esteban Guerrieri (Chevrolet) + 6,899s

Corrida 2
1º Thed Bjork (Volvo) 12 voltas
2º Tiago Monteiro (Honda Civic) + 2,174s
3º Robert Huff – Citroën) + 2,779s
4º Nicky Catsburg (Volvo) + 3,269s
5º Nestor Girolami (Volvo) + 6,180s

Em destaque

Subir