Fórmula 1

Valtteri Bottas estreia-se a ganhar na Fórmula 1

Valtteri Bottas escreveu mais uma página da Fórmula 1, ao conseguir o seu primeiro triunfo na disciplina. O finlandês da Mercedes, que conseguiu o 12º pódio da sua carreira, ditou praticamente o seu destino na partida, quando do terceiro lugar da grelha conseguiu ‘furar’ entre os Ferrari, surpreendendo depois Sebastian Vettel, detentor da ‘pole position’, consumando a ultrapassagem ao alemão na segunda curva.

O finlandês da Mercedes conseguiu ganhar vantagem sobre Vettel na primeira metade da corrida, quando tinha pneus ultra macios, mas ao parar sete voltas mais tarde que o germânico ficou à mercê deste no final da corrida, onde conseguiu defender-se do piloto da Ferrari.

Bottas conseguiu ganhar tempo a Vettel nas primeiras 20 voltas, depois, quando os pneus ultramacios perderam eficácia passou-se exatamente o oposto.  E isso obrigou o finlandês a parar mais cedo que o seu rival, que apostou tudo em ter pneus mais frescos para o final da corrida. A ajudar a causa do alemão o facto do Ferrari funcionar melhor que o Mercedes com os pneus super macios obrigatórios para segunda fase da corrida. O máximo que Vettel conseguiu foi terminar ‘em cima’ de Bottas.

Atrás dos dois primeiros durante toda a corrida, Kimi Raikkonen acabou naturalmente no último lugar do pódio, nunca sendo incomodado por Lewis Hamilton, um distante quarto classificado, depois de se ter debatido com problemas de travões e pneus durante grande parte da prova.

Max Verstappen fez uma prova solitária, depois do seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo, ter abandonado com problemas mecânicos (aparentemente travões) na quinta volta.

Depois da desistência de Ricciardo Felipe Massa ficou na sexta posição, que o brasileiro manteve até às paragens nas boxes. Nico Hulkenberg herdou o lugar, antes de também ele ter de parar.

Só que Massa acabaria por ter um furo lento que o fez ‘cair’ para a nona posição e permitiu aos pilotos da Force India, Sergio Pérez e Esteban Ocon terminarem logo atrás de Verstappen, e a Hulkenberg ser oitavo. Apesar de uma prova errática Carlos Sainz ainda ‘salvou’ um ponto para a Toro Rosso.

Classificação

1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m38,08743s
2º Sebastian Vettel (Ferrari) a 0,617s
3º Kimi Raikkonen (Ferrari) a 11,000s
4º Lewis Hamilton (Mercedes) a 25,320s
5º Max Verstappen (Red Bull-Renault) a 1m00,416s
6º Sergio Pérez (Force India-Mercedes) a 1m26,788s
7º Esteban Ocon (Force India- Mercedes) a 1m35,004s
8º Nico Hulkenberg (Renault) a 1m36,188s
9º Felipe Massa (Williams-Mercedes) a 1 volta
10º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso-Renault) a 1 volta

Em destaque

Subir