Hoje é dia

9 de novembro, começa a queda do Muro de Berlim

O Muro de Berlim, construído pela República Democrática Alemã, separando-a da República Federal da Alemanha, começou a cair a 9 de novembro de 1989, no presságio da reunificação alemã. Hoje, assinala-se o princípio da queda daquela barreira erguida durante a Guerra Fria.

O muro, além de dividir a cidade de Berlim em duas partes, representava a separação do mundo em dois blocos.

De um lado, a República Federal da Alemanha (RFA), unida aos países capitalistas, liderados pelos EUA. Do outro, a República Democrática Alemã (RDA), que era apoiava pelos países socialistas que apoiavam o regime totalitário soviético.

Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, o Muro de Berlim estendia-se ao longo de 66,5 quilómetros.

Tinha 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas e ainda 255 pistas de corrida para cães de guarda, que impediam que a barreira fosse trespassada.

Era patrulhado por militares da RDA, que tinham ordens para matar quem tentassem passar para o lado oposto, o que provocou a morte a 80 pessoas, além de 112 feridos e ainda milhares de prisioneiros, por tentativas de fuga.

Desde que foi edificado e durante a sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro de Berlim impediu todos os movimentos de emigração.

Até que o governo da RDA anuncia, a 9 de novembro de 1989, que todos os cidadãos da poderiam visitar a RFA e Berlim Ocidental.

Estas palavras funcionaram como uma implosão do muro, que começou a cair, pedra a pedra, na histórica reunificação alemã.

Os cidadãos eufóricos juntaram-se aos seus compatriotas, numa atmosfera de celebração. Pequenas pedras foram guardadas como recordação, até que diversos equipamentos industriais deram início ao derrube do muro.

A reunificação alemã foi formalmente celebrada a 3 de outubro de 1990.

Neste dia, em 2016, Donald Trump é eleito o 45.º Presidente dos EUA, derrotando Hillary Clinton na corrida à Casa Branca.

Nasceram a 8 de novembro Ivan Turgeniev, escritor russo (1818), Jean Monnet, político francês (1888), Erika Mann, produtora de teatro, dramaturga, jornalista e atriz alemã (1905), Carlos Carvalhas, político português (1941), e Luiz Felipe Scolari, treinador brasileiro de futebol (1948).

Morreram neste dia Guillaume Apollinaire, escritor francês (1918), Dorothy Canfield Fischer, escritora norte-americana (1958), e Cecília Meireles, poetisa brasileira (1964).

Morreram ainda Charles de Gaulle, estadista francês (1970), Marie-Georges Pascal, atriz francesa (1985), Stanley Myers, violonista e compositor inglês (1993), e Mário Anacleto, tenor português (2010).

Em destaque

Subir