24 de outubro, nasce a Organização das Nações Unidas
Hoje assinala-se mais um aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), que nasceu a 24 de outubro de 1945. Hoje, o campo de intervenção da ONU atinge todas as áreas humanitárias, no combate aos dramas provocados pelos conflitos militares, a fome, as desigualdades sociais, sempre na defesa dos direitos humanos.
A ONU é uma organização internacional, que tem como primordial objetivo, na atualidade, promover a cooperação no direito internacional, segurança, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e paz mundial.
Esta organização foi fundada em 1945, depois da II Guerra Mundial, para substituir a Liga das Nações, numa altura em que o mundo se erguia de um conflito e procurava caminhos para uma paz sólida e duradoira. O objetivo da ONU era, então, evitar mais conflitos entre países e criar plataformas para o diálogo.
Atualmente, 193 países fazem parte desta organização, que agrega quase todos os estados soberanos do mundo. Com agências espalhadas pelo mundo, a ONU promove reuniões regulares, na prossecução dos seus objetivos.
O organograma da ONU é composto por uma Assembleia Geral (assembleia deliberativa principal), um Conselho de Segurança (que decide resoluções de paz e segurança); o Conselho Económico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação internacional e desenvolvimento), o Secretariado (para criação de estudos e recolha de informações) e o Tribunal Internacional de Justiça (órgão judicial).
Tem ainda órgãos complementares, como a Organização Mundial de Saúde, o Programa Alimentar Mundial, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), ou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). É financiada por contribuições voluntárias dos seus estados-membros e tem seis idiomas oficiais: Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol.
Trata-se da mais importante organização do mundo, que foi alargando as suas margens de ação, cumprindo um papel fundamental no combate às desigualdades sociais e a dramas humanitários que persistem, mais de seis décadas depois do nascimento da ONU, efeméride que se assinala a 24 de outubro.
Também neste dia, em 2003, terminam os voos comerciais com o Concorde e em 2008, dá-se a ‘Sexta-feira negra’, que marca o início da maior crise económica mundial desde a Grande Depressão.
Nasceram a 24 de outubro Sarah Hale, poetisa norte-americana (1788), Wilhelm Weber, físico alemão (1804), Ramalho Ortigão, escritor português (1836), Maria do Couto Maia-Lopes, supercentenária portuguesa (1890), Bob Kane, cartoonista norte-americano, criador do Batman (1915), Jean-Claude Pascal, cantor e ator francês (1927), Robert A. Mundell, economista canadiano (1931), e Madalena Iglésias, cantora portuguesa (1939).
Morreram neste dia Alessandro Scarlatti, compositor italiano (1725), Paul Bogle, rebelde e mártir jamaicano (1865), Charles Lecocq, compositor francês (1918), Christian Dior, estilista francês (1957), Rosa Parks, ativista norte-americana (2005), e Jorge Battle (2016), antigo Presidente do Uruguai.
Hoje, assinala-se o Dia Internacional da Informação sobre o Desenvolvimento, o Dia Mundial das Missões e o Dia da Fundação da Organização das Nações Unidas.