16 de outubro, nascem os escritores Oscar Wilde e Günter Grass
Hoje é dia de assinalar o nascimento de dois grandes nomes da literatura mundial: o irlandês Oscar Wilde e o alemão Günter Grass, que nasceram a 16 de outubro.
Oscar Wilde nasceu em Dublin, a 16 de outubro de 1854, foi um escritor irlandês, criado numa família protestante, sendo que se converteu ao catolicismo. Viveu em Londres e, em 1883, vai para Paris e entra para o mundo literário local.
Regressa a Inglaterra e casa-se com Constance Lloyd, filha de um rico advogado de Dublin, indo morar em Chelsea, um bairro de artistas londrinos.
Em 1892, dá início a uma série de bem sucedidas histórias, que são considerados clássicos da dramaturgia britânica da atualidade.
Wilde foi pioneiro na criação de filmes de drama e de ação. Com o reconhecimento da elite literária, adota hábitos de vida marcados pela excentricidade.
Três anos mais tarde, após três julgamentos, Oscar Wilde foi condenado a dois anos de prisão, pela prática de “atos imorais com diversos rapazes”.
Suspeitava-se que Wilde fosse amante de Lorde Alfred Douglas. E foi precisamente o pai de Douglas que levou o escritor a tribunal.
Depois da condenação, o talentoso escritor viu a reputação e a saúde serem consumidas de forma drástica. Apesar de tudo, foi na cela que escreveu algumas das grandes obras, ‘De Profundis’, ‘A Alma do Homem sob o Socialismo’ e a ‘Balada do Cárcere de Reading’.
Wilde foi libertado no dia 19 de maio de 1897. Mudou-se para Paris, onde morou numa residência humilde. A produtividade literária foi extremamente reduzida, no resto da sua vida.
Oscar Wilde morreu de um ataque de meningite – agravado pelo álcool e pela sífilis – no dia 30 de novembro de 1900.
Também a 16 de outubro, mas em 1927, nasce Günter Grass, um intelectual, romancista, dramaturgo, poeta e artista plástico alemão.
Grass recebeu o Nobel de Literatura de 1999, sendo reconhecido como um dos principais representantes do teatro do absurdo da Alemanha.
Nasceram a 16 de outubro Giovanni Arduino, geólogo italiano (1714), Oscar Wilde, escritor irlandês (1854), Louis Althusser, filósofo francês (1918), Günter Grass, intelectual e escritor alemão (1927), e Fernanda Montenegro, atriz brasileira (1929).
Morreram neste dia Jules Eugène Lenepveu, pintor francês (1898), Alberto Nepomuceno, compositor clássico brasileiro (1920), Emídio Santana, sindicalista português (1988), e David Reilly, músico norte-americano (2005).
Hoje, é o Dia Mundial da Alimentação.