Hoje é dia

15 de fevereiro, nasce o YouTube, site de partilha de vídeos

A 15 de fevereiro, assinala-se a data de criação do YouTube, site de partilha de vídeos em formato digital que nasceu em 2005, fruto de uma ideia de três pioneiros do Paypal, famoso site de transferência de fundos. Também a 15 de fevereiro, recorda-se o cantor Nat King Cole, que morreu neste dia. Graças ao seu talento, e com recurso ao YouTube, Nat King Cole difunde-se pela Internet.

Corria o ano de 2005 quando três pioneiros lançam o YouTube, espaço de partilha de vídeos que rapidamente conquistou o mundo. É atualmente o mais popular site do género.

No YouTube, é possível encontrar filmes, videoclipes ou simplesmente vídeos domésticos. Em 2006, foi eleito pela famosa revista Time como a ‘Invenção do Ano’.

A 9 de outubro de 2006, o YouTube é comprado pela Google, no âmbito de um projeto de unificação da plataforma com o Google Vídeo.

Outras efemérides foram assinadas, em todo o mundo, neste dia 15 de fevereiro.

É eleito o Papa Eugénio III e publicado, na Nova Jérsia, um documento que liberta todos os filhos de escravos, também eles herdeiros da escravidão (1804).

Uma década mais tarde, nas Invasões Francesas, dá-se a Batalha de Nive, na qual um exército composto por tropas portuguesas, britânicas e espanholas trespassam a linha de defesa francesa no rio Nive.

Em 1911, o Governo português cria uma comissão que tem como finalidade analisar a Reforma Ortográfica de 1911.

Já a 15 de fevereiro de 1931, é publicado o primeiro número do jornal Avante, órgão oficial do Partido Comunista Português.

A Austrália aceita em 1999, pela primeira vez, a independência de Timor-Leste, admitindo até participar no processo.

Dois anos depois, tropas russas dão início à retirada da Tchetchénia.

Nasceram neste dia Galileu Galilei, matemático, astrónomo e físico italiano (1564), Rei Luís XV de França (1710), Miep Gies, amiga de Anne Frank que guardou o diário durante a II Guerra Mundial (1909 e Rabah Madjer, ex-futebolista argelino (1958).

Morreram a 15 de fevereiro o Papa Lúcio II (1145), Fernando II, imperador do Sacro Império Romano (1637) e Nat King Cole, cantor norte-americano (1965).

Em destaque

Subir