Hoje é dia

29 de fevereiro, data da primeira emissão da rádio portuguesa TSF

O dia 29 de fevereiro assinala mais um aniversário da TSF, que nasceu em 1988, ainda de forma ‘pirata’. A estação que adotou o nome de ‘Telefonia Sem Fios’, numa alusão ao nome da rádio nos seus primórdios, está hoje de parabéns. Também a Biblioteca Nacional de Portugal cumpre mais um aniversário.

Hoje é dia de evocar a TSF e de recordar algumas personalidades que estiveram na origem desta rádio com história, cuja primeira emissão ocorreu a teve lugar a 29 de Fevereiro de 1988. Emídio Rangel, David Borges ou Fernando Alves foram algumas das personalidades que estiveram na origem desta estação.

A TSF-Rádio Jornal (sua designação original) teve como sócios fundadores a Cooperativa TSF, o grupo de O Jornal e a FNAC – Fábrica Nacional de Ar Condicionado. Graças às novas tecnologias, a TSF pode ser ouvida nos quatro cantos do mundo, via Internet.

O dia 29 de fevereiro (que só surge no calendário em anos bissextos) também assinala um feito de Cristóvão Colombo. Em 1504, usou os seus conhecimentos sobre o eclipse lunar, para conseguir convencer os povos ameríndios a abastecê-lo com alimentos.

Em 1796, é emitido o alvará que cria a Real Biblioteca Pública da Corte e do Reino – que atualmente tem a designação de Biblioteca Nacional de Portugal.

Já a 29 de fevereiro de 1940, o filme ‘E Tudo o Vento Levou’ (pt) conquistou oito Óscares, em Hollywood. Em 1988, o arcebispo Desmond Tutu é detido, ao lado de outros clérigos, na Cidade do Cabo (África do Sul), durante protestos contra restrições estatais impostas às organizações contra o Apartheid.

Nasceram a 29 de fevereiro o Papa Paulo III (1468), Gioacchino Rossini, compositor italiano (1792), Herman Hollerith, inventor norte-americano (1860), Carlos Humberto Romero, militar e político salvadorenho (1924) e Emma Barton, atriz inglesa (1976).

Morreram neste dia o Papa Hilário (468), Patrick Hamilton, líder escocês (1528), John Theophilus Desaguliers, filósofo francês (1744), Luís I da Baviera (1868), Edward Frederick Benson, escritor norte-americano (1940), Pehr Svinhufvud, terceiro Presidente da Finlândia (1944) e Ruth Pitter, poeta inglês (1992).

Em destaque

Subir