Hoje é dia

14 de fevereiro, dia de São Valentim, dia de celebrar o amor

Hoje é Dia de São Valentim, assinalado em diversos países do mundo como o Dia dos Namorados, que remonta ao antigo Império Romano, em que se comemorava o Festival do Amor de Afrodite. A 14 de fevereiro, festeja-se o amor, recordando São Valentim, o bispo que casou secretamente…

Um bispo chamado “Valentim” lutou um dia contra ordens de um imperador, que pretendia proibir o casamento durante a guerra.

Cláudio II acreditava que soldados solteiros eram os melhores combatentes.

Valentim continuou a celebrar casamentos e, ‘pior’ do que isso, casou secretamente. Esta decisão custou-lhe a pena de morte.

Segundo a lenda, apaixonou-se enquanto aguardava pela pena. Antes da execução, escreveu-lhe um bilhete de despedida, assinado como “Seu Namorado”.

A história do Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, remonta a um dia de jejum, precisamente em homenagem a São Valentim.

A ligação desse festejo ao amor romântico como o conhecemos atualmente só se estabelece no final da Idade Média.

E 14 de fevereiro – em que se assinala o início do pontificado do Papa Inocêncio II (1130) e em que o Canadá torna-se numa província da França (1663) –, é Dia de São Valentim, dia de celebrar o amor.

Mas esta data tem outras efemérides nada românticas. Em 1929, sete gangsters rivais de Al Capone são assinados em Chicago, num ato que ficou célebre como o ‘Massacre do Dia de São Valentim’.

Sem romantismo, mas com forte proximidade, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt encontra-se com o rei da Arábia Saudita, Ibn Saud, dando início às relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, a 14 de fevereiro de 1945.

No ano seguinte, a Universidade da Pensilvânia acolhe o ENIAC – o primeiro computador inteiramente eletrónico – e em 1950 China e URSS assinam em Moscovo o Tratado de Paz, que perduraria 30 anos.

Já em 1983, Ariel Sharon torna-se ministro de Defesa de Israel – oito anos antes de se tornar primeiro-ministro daquele país.

E em 1989, o aiatolá Khomeini ordena a execução do escritor Salman Rushdie, em consequência do livro ‘Versículos Satânicos’, considerado um insulto para o Islão.

Também no dia 14 de fevereiro, é aprovado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com o objetivo de criar uma ortografia única para o Português, que seria usada pelos países que partilham esta Língua.

Mas 14 de fevereiro é um dia de assinalar a clonagem: em 2002, investigadores norte-americanos clonam um gato, a sexta espécie animal a ser sujeita ao processo, e em 2003 morre a ovelha Dolly, com 6 anos de vida.

Uma doença pulmonar degenerativa incurável mata a mais célebre ovelha do mundo.

Nasceram neste dia Malthus, filósofo inglês (1766), Nicolay Basov, físico russo (1922), Alan Parker, realizador de cinema inglês (1945), e Kevin Keegan, ex-futebolista inglês (1951).

Morreram a 14 de fevereiro James Cook, explorador britânico (1779), William Tecumseh Sherman, escritor norte-americano (1891), e Vito Genovese, mafioso americano de origem italiana (1969).

Em todo o mundo, assinala-se o Dia de S. Valentim e em Portugal é Dia Nacional Doente Coronário.

Em destaque

Subir