Hoje é dia

12 de janeiro, morre Agatha Christie, a ‘duquesa da morte’

Hoje é dia de recordar Agatha Christie, uma das mais célebres escritoras do mundo, autora de romances criminais com desfecho imprevisível e apaixonante. Os seus livros são dos mais traduzidos do mundo, apenas superados pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare.

Agatha Christie nasceu na cidade britânica de Torquay, a 15 de setembro de 1890, e foi uma escritora que se dedicou aos romances policiais, marcados por desfechos inesperados e cativantes.

A escritora britânica vendeu mais de 4000 milhões de cópias, em diferentes línguas. Os livros de Agatha Christie são dos mais traduzidos do mundo, apenas superados pela omnipresente Bíblia e pelas perpétuas obras de William Shakespeare.

Conhecida como ‘duquesa da morte’, ou ‘rainha do crime, Agatha Christie criou algumas das mais famosas personagens da literatura, como Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros.

Agatha Christie, que assinou também com o pseudónimo de Mary Westmacott, escreveu mais de 80 livros e transformou-se num ícone da literatura mundial, com uma obra ímpar, que se recorda hoje, dia em que se assinala a sua morte.

Neste dia, em 1923, é lançado o primeiro número da revista Time, nos EUA. Já em 1946, a ONU cria o Conselho de Segurança.

E também a 12 de janeiro, mas em 1988, nascem no Michigan os primeiros quíntuplos de proveta do mundo, por cesariana.

A 12 de janeiro de 2016, um militante do Estado Islâmico cometeu um ataque suicida em Istambul, fazendo-se explodir na Praça Sultanahmet.

Para além do terrorista, morreram 11 pessoas, todas estrangeiras, e 15 ficaram feridas.

Nasceram a 12 de janeiro Charles Perrault, escritor francês de contos infantis, com destaque para ‘O Polegarzinho’ e ‘O Capuchinho Vermelho (1628), Johann Pestalozzi, mestre suíço da educação mundial (1746), e Johan August Arfwedson, químico sueco, que descobriu o lítio (1792).

Nasceram ainda Spiridon Louis, atleta grego, vencedor da primeira maratona (1873), António Augusto de Chaby Pinheiro, ator português (1873), Pablo Escobar, narcotraficante colombiano (1949), e António Vitorino, político português (1957).

Morreram neste dia Agatha Christie, escritora inglesa (1976), Charles Brenton Huggins, fisiologista canadiano (1997), e Maurice Gibb, guitarrista dos Bee Gees (2003).

Em destaque

Subir