Hoje é dia

15 de janeiro, nasce Luther King, o lutador contra a segregação racial

Martin Luther King nasceu em Atlanta, a 15 de janeiro de 1929 e foi um pastor protestante e ativista político norte-americano, que se tornaria num dos mais importantes defensores dos direitos civis dos negros nos EUA.

A defesa da paz no mundo era a sua grande causa, o que lhe valeu o Prémio Nobel, em 1964, tornando-se na pessoa mais jovem a receber tal distinção – com 35 anos, apenas.

Luther King nasceu numa sociedade racista, com episódios que geraram revolta. A prisão de uma mulher negra, em 1955, por se ter negado a dar o seu lugar no autocarro a uma mulher branca é um dos exemplos desses inúmeros casos de segregação racial, contra os quais Martin Luther King lutou.

Essa defesa dos direitos humanos gerou ódios, que por sua vez levaram a ataques e atentados à vida contra o próprio Luther King.

Em 1963, um ano antes de ser galardoado com o Nobel da Paz, faz um dos mais marcantes discursos da história da humanidade: o famoso ‘Eu Tenho Um Sonho’, em março de 1963, em frente ao Memorial Lincoln em Washington.

Organizou marchas para conseguir o direito ao voto, além de outros direitos civis básicos, bem como o fim da segregação e das discriminações no trabalho.

A sua batalha por esses direitos resultou na consagração na lei norte-americana da Lei de Direitos Civis (1964) e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).

Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, sentimento que levou à sua morte, a 4 de abril de 1968, data em que foi assassinado, momentos antes de uma marcha, num hotel de Memphis.

Está sepultado no Centro Martin Luther King Jr., em Atlanta.

Os EUA homenageiam todos os anos esta figura incontornável da história norte-americana: desde 1986, foi estabelecido um feriado nacional no Dia de Martin Luther King, que se assinala na terceira segunda-feira de janeiro, data próxima ao aniversário de King.

Nasceram a 15 de janeiro Josef Breuer, médico e fisiologista austríaco (1842), Aristóteles Onassis, magnata grego (1906), Lloyd Bridges, ator norte-americano (1913), e Martin Luther King Jr., pastor norte-americano, líder dos direitos humanos (1929).

Nasceram ainda Alfred W. Crosby, professor e historiador norte-americano (1931), Margaret O’Brien, atriz norte-americana (1937), e Carlos Manuel, ex-futebolista e treinador de futebol português (1958).

Morreram neste dia Galba, sucessor de Nero e imperador romano (69), Giovanni Battista Sammartini, violinista e compositor italiano da era clássica (1775), Massimo D’Azeglio, escritor, pintor e político italiano (1866), Rosa Luxemburgo, filósofa marxista e revolucionária polaca (1919), e Ruth Warrick, atriz norte-americano (2005).

Hoje, assinala-se o Dia da Wikipédia, enciclopédia livre fundada a 15 de janeiro de 2001.

58Shares

Mais partilhadas da semana

Subir