Nas Notícias

TVI está a cometer “erros terríveis” na telenovela ‘Ouro Verde’

O modo como a doença de Crohn está a ser retratada, na telenovela da TVI, apresenta falhas “terríveis”. A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) aponta as lacunas e sustenta que esta matéria ficcionada “só vai aumentar o estigma”. Há doentes que estão a promover um protesto contra a estação, mas o canal defende-se, alegando que a novela “é produto de ficção que não se destina a servir de veículo de divulgação de informação científica”.

Mónica, personagem de ‘Ouro Verde’ interpretada pela atriz brasileira Sílvia Pfeifer, padece de doença de Crohn. Segundo a APDI, há falhas graves, que podem levar a um aumento do estigma.

“Em vez de estar a ser feito um trabalho meritório e correto, que poderia estar a contribuir para acabar com a iliteracia em saúde junto dos portugueses, relativamente às doenças inflamatórias do intestino, a TVI está a incorrer em erros terríveis, clínica e cientificamente, que só vão contribuir para aumentar o estigma e a falta de informação da população sobre a doença”, realça, ao Jornal de Notícias, a APDI.

“A patologia em questão é apresentada na novela como uma doença psicossomática, para a qual é aconselhado o uso de calmantes. Tal referência está absolutamente incorreta e errada”, alerta a vice-presidente da APDI, Cândida Cruz, numa carta enviada à TVI.

De acordo com aquele jornal, há doentes que estão a promover um protesto.

O JN confrontou a TVI com esta questão e a estação de Queluz defendeu-se que a telenovela “é um produto de ficção que não se destina a servir de veículo de divulgação de informação científica”.

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crónica do intestino que pode afetar qualquer parte do tubo digestivo, quase sempre a porção terminal do intestino delgado e o intestino grosso. Em Portugal, há cerca de 17 mil pessoas com a doença de Crohn e com colite ulcerosa.

Em destaque

Subir