Mundo

Vários pacientes foram infetados com o vírus HIV por negligência médica

Médico chinês infeta por engano cinco pacientes com o vírus. O governo emitiu um comunicado em que assume a ocorrência de um “grave incidente médico”.

O caso aconteceu no Hospital Provincial de Zhejiang de Medicina Chinesa de Hangzhou e remonta ao passado dia 26 de janeiro. Pelo menos cinco pacientes do hospital foram infetados por engano com o vírus HIV. Segundo a BBC, o responsável por tal foi um médico, que reutilizou equipamentos médicos que deveriam ser descartáveis.

O médico em causa reutilizou material médico em diversos pacientes, depois de este ter sido usado num paciente portador do vírus HIV. Neste momento, está a ser alvo de uma investigação.

O governo chinês emitiu agora um comunicado assumindo que houve um “grave incidente médico”. No entanto, muitas notícias sobre o caso foram censuradas no país, de acordo com a AFP.

O caso também tem sido bastante comentado nas redes sociais, onde os utilizadores chineses questionam se esta terá sido a primeira vez que o hospital não cumpre os protocolos e perguntam-se quantas mais pessoas terão sido infetadas.

Em destaque

Subir