Nas Notícias

Sábado chuvoso com granizo e trovoada

As condições meteorológicas para este sábado, dia 10 de março, vão dar continuidade aos últimos dias, com “precipitação, por vezes forte, de granizo e acompanha de trovoada” e também vento intenso. Os arquipélagos da Madeira e Açores serão também fustigados pelas chuvas, ainda que acontecem de forma mais ligeira.

De acordo com os meteorologistas Ricardo Tavares e Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfer (IPMA), este sábado ficará marcado por “períodos de chuva” em todo o território, formando “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”.

O vento “será moderado a forte”, com rajadas que podem atingir os 85 quilómetros por hora nas regiões mais a sul e os 100 quilómetros por hora na zona norte.

Além disso, de norte a sul de Portugal, o IPMA antecipa uma “pequena descida da temperatura mínima”.

Açores e Madeira

Para a região dos Açores, é antecipado “céu muito nublado com abertas” e alguns “aguaceiros”.

Já a Madeira poderá esperar “aguaceiros fracos” e uma “pequena descida da temperatura mínima”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “sudoeste com quatro a cinco metros, aumentando para cinco a sete metros a partir do final da tarde”. A temperatura da água do mar será entre “13/14ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste com 3,5 a 4,5 metros”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “15º

De resto, a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional lançaram um alerta para o mar agitado e ondas que podem chegar aos 15 metros.

Em destaque

Subir