Euromilhões

Poiares Maduro diz que Portugal “vai resistir ao que acontecer na Grécia”

Poiares_Maduro_900Miguel Poiares Maduro foi o convidado do 95.º debate no Clube dos Pensadores, ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional.

Numa noite quente, em véspera do 10 de Junho, Dia de Portugal), a sala encheu-se para ouvir o homem que tutela da Comunicação Social, o Desenvolvimento Regional e as Autarquias Locais, que tem milhões de fundos europeus para injetar na economia – daí a alcunha o ‘ministro Euromilhões’.

E foi precisamente este o mote para abrir o diálogo.

“Os fundos europeus são para as gerações futuras e não para as eleições. A maior parte dos fundos, cerca de 90 por cento, destina-se às regiões de convergência – norte, centro e Alentejo – e não será desviado para outras regiões. Existem concursos específicos para territórios de baixa densidade. E 40 por cento dos fundos irão para o domínio da competitividade e internacionalização da economia pois nunca conseguimos ser internacionalmente competitivos”, explicou.

Num olhar sobre a instabilidade política na União Europeia – em particular a possibilidade de a Grécia sair da Zona Euro – Poiares Maduro salienta que foram tomadas todas as medidas para Portugal “resistir bem ao que acontecer na Grécia”.

Abordando a dívida pública, que está no eixo da discussão política e serve de ‘arma de arremesso’ de António Costa para o atual Governo, Poiares Maduro defendeu “faz sentido ter um limite constitucional à dívida pública, uma vez que esta recai nas gerações futuras e limita a Democracia”.

Poiares Maduro abordou o posicionamento da coligação no próximo ato eleitoral e acredita que PSD e CDS-PP “têm todas as condições para ganhar as eleições”.

O ministro que teve a complicada missão de substituir Miguel Relvas, num dos governos mais contestados de sempre, falou também do momento em que foi chamado a novas funções. “Fui convidado para exercer o cargo de ministro e, como tal, não me considero substituto de ninguém”, destaca.

A tutela da RTP foi também lançada para debate. “Estão lá sempre os mesmos… Porque não existe um espaço para a sociedade civil em horário nobre? Qual o critério de escolha?”, questionou Joaquim Jorge, fundador do clube e moderador do debate.

Mas a resposta foi evasiva: “A função do ministro não está na programação, mas reside na criação de um modelo que melhore a cultura de serviço público, num modelo de independência e numa política de deixar de pagar aos comentadores políticos”.

Numa viagem ao mundo desportivo, o adepto do Sporting foi convidado a comentar a contratação de Jorge Jesus para o Sporting, por Bruno Carvalho.

Evitando polémicas – Pires de Lima, seu colega de Governo, criticou Bruno de Carvalho e ouviu uma resposta do presidente do Sporting –, Poiares Maduro preferiu remeter para o final da época uma reação…

O Clube dos Pensadores encerrará este ciclo de debates no dia 29 de junho, com um candidato presidencial: Sampaio da Nóvoa.

Em destaque

Subir