Tecnologia

Números do Android 6.0 mostram que sistema da Google não é o melhor para quem espera atualizações

android marshmallow

A Google têm-se esforçado por oferecer aos utilizadores o melhor do seu sistema operativo móvel, o Android. São várias as versões presentes no mercado, sendo o 6.0 Marshmallow a mais recentes.

Apesar de a marca de Mountain View lançar atempadamente novas versões do sue sistema operativo, a verdade é que a mesma não chega a todos os utilizadores e é demasiado demorada a chegar a outros tantos.

Os números do Android Marshmallow e mesmo de versões anteriores, mostram que o Android não é o melhor sistema operativo para quem espera por atualizações. Há vários fatores que explicam isso, mas isso pouco importa a quem gasta o seu precioso dinheiro nu smartphone.

Como se pode verificar na imagem em baixo, o Android 6.0 Marshmallow está com uma quota de mercado de apenas 0,7 por cento, estando apenas implementado (maioritariamente) nos dispositivos Nexus, os primeiros a receber as atualizações do Android.

android_6_0_quota_mercado

Como se pode verificar, a versão KitKat – duas versões anteriores ao Marshmallow, domina o Android em termos de implementação nos dispositivos, estando com uns expressivos 36,1 por cento. Isto demonstra que há claramente uma resistência em atualizar os dispositivos com novas versões.

Apesar disso, convém saber que a culpa não é da Google. Aqui, as fabricantes, como a Samsung, são as principais responsáveis à falta de atualizações para versões novas do Android. É do conhecimento do público em geral, que smartphones de baixa gama raramente recebem novas atualizações, ficando ‘mortos’ logo à nascença.

O problema é que nos equipamentos de gama alta, marcas como a Samsung, Sony, LG ou HTC demoram imenso tem a atualizar os dispositivos, passando para o utilizador uma sensação de desinteresse. Isto pode ser muito mau para marcas que queiram cativar novos utilizadores. Afinal de contas, se uma marca mostra desinteresse no seu próprio produto, quem terá interesse nele?

O Android, claramente, e no que às atualizações diz respeito, perde para os seus rivais, tanto para a Apple, no iOS, como a Microsoft, no Windows Phone. Apesar de existirem formas de instalar novas atualizações (não oficias) a verdade é que as mesmas não são aconselháveis a utilizadores menos experientes. Atualizar o dispositivo de forma não oficial, pode também levar a perda da garantia. Portanto, não se aventurem…

A Apple é, claramente, a marca que melhor interpreta a vontade do utilizador. As atualizações, para além de chegarem nas datas anunciadas, chegam a todos os equipamentos, mesmo aqueles que já levam alguns anos no mercado. O mesmo não se pode dizer do Android, mesmo nos equipamentos de gama alta, como o Galaxy S.

 

Em destaque

Subir