Nas Notícias

Menino cego de Mirandela faz 120 quilómetros todos os dias para ir à escola

Menino_Cego_Braille_900Chama-se Diogo Santos, tem 7 anos de idade e sofrer de cegueira, devido a uma doença hereditária. A ausência de condições para estudar em Mirandela obriga-o a fazer cerca de 120 quilómetros por dia, para ir à escola em Vila Real.

Diogo sofre de amaurose congénita de Leber, que lhe retirou a visão. Na sua terra, não há escolas para meninos cegos.

A história é contada pelo Jornal de Notícias e dá conta de uma falha do sistema de ensino, que obriga um menino cego de 7 anos a percorrer 120 quilómetros por dia para estudar.

Até ao momento em que frequentou o infantário em Mirandela, o pequeno Diogo não teve este problema. Mas quando chegou o primeiro ciclo, em 2014, não existia na escola um professor com especialização em Braille, segundo aquele diário.

As únicas escolas transmontanas preparadas para a inclusão de meninos com cegueira situam-se em Bragança e em Vila Real, pelo que a melhor escolha fica muito longe de casa.

Assim, o Diogo acorda todos os dias às sete horas. Às 7h30, parte rumo a Vila Real. Percorre 60 quilómetros de táxi até à escola – o estabelecimento de ensino contratou o serviço para duas crianças – além do Diogo, uma menina de Cabanelas, segundo conta o pai ao JN.

Só às 18h15 o pequeno Diogo chega a casa. Esta rotina provoca cansaço e impede-o de conviver com a família. O dia foi longo, mas não se trata de um dia. É rotina.

“A sua ambição em aprender ajuda a ultrapassar tudo”, revela Miguel Ângelo, pai do menor, em declarações ao Jornal de Notícias. A família começa agora a enraizar esta rotina, mas recorda as dificuldades.

Diogo entrou no quadro de mérito e excelência do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, graças ao seu percurso académico. É um orgulho que ajuda a combater as distâncias entre uma casa e um estabelecimento de ensino.

Em destaque

Subir