Nas Notícias

A nota de 20 euros já circula, assim como burlões a enganar incautos (com vídeo)

Nova_Nota_20_Euros_900A nova nota de 20 euros entrou em circulação neste dia 25 de novembro, em todos os países da Zona Euro, e a GNR  já detetou burlas. O Banco de Portugal fez saber que imprimiu 44 milhões de exemplares.

Uma nova nota de 20 euros entrou em circulação neste dia 25 de novembro. Está preparado para lidar com a mudança e não cair no conto do vigário?

A nova série das notas de 20 euros apresenta maior dificuldade em contrafação, porque contém mais elementos de segurança.

No entanto, alguns procedimentos muito comuns por parte de burlões só dependem de um fator: o conhecimento de regras no que diz respeito à substituição de nota.

A GNR já registou casos de burla, segundo o DN, e estima-se que os valores atinjam os 4000 euros. Num caso, em Beja, um burlão fez a vítima acreditar que iriam ser retiradas de circulação notas de cinco, 10, 20 e 50 euros. A mulher foi buscar todas as notas, entregou-as ao homem e este fugiu.

Para evitar roubos do género, tenha em consideração alguns conhecimentos básicos: as notas ‘antigas não deixam de circular e não perdem valor.

Além de que ninguém está mandatado para fazer recolha de notas. Ou seja, se for abordado por alguém que se apresente como representante de uma instituição e que pretenda ajudá-lo a substituir as notas ‘velhas’ pelas novas, está perante um burlão.

Não precisa de trocar notas. As ‘velhas’ continuam em circulação e não perdem valor. No entanto, caso pretenda trocá-las, pode dirigir-se a um banco, ou ao Banco de Portugal.

A Polícia de Segurança Pública lança um alerta à população, uma vez que, sempre que há novas séries de notas, existem casos em que burlões conseguem convencer vítimas a trocar as notas antigas, garantindo que já não têm valor.

Por vezes apresentam como ‘moeda de troca’ notas falsificadas, que por terem uma imagem desconhecida são facilmente aceites pelas vítimas.

Aceite a nova nota em circulação sem problemas, mas tenha presente que nenhuma nota perde valor. Já não é a primeira vez que se assiste à entrada de uma nova nota em circulação e nunca foi exigido que as notas antigas sejam devolvidas.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir