Nas Notícias

Fogos florestais: Mais uma polémica com datas críticas

A desmobilização de grande parte dos meios de combate a incêndios florestais, no final do mês de setembro, tem dado polémica, sobretudo depois da tragédia do passado domingo. Agora, e através do site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, verifica-se mais um capítulo nesta polémica. É que esta entidade também avisava para a necessidade de se prolongarem os cuidados a ter por causa dos fogos.

Uma pesquisa, que se realize esta terça-feira, dá para verificar que esta entidade deixava o alerta para a fase crítica dos fogos florestais que ia até ao dia 15 de outubro – precisamente o dia que a Proteção Civil admitiu como o “pior” dia para os incêndios em Portugal.

Porém, no dia 15 de outubro o país já vivia a fase Delta, com menos meios disponíveis para combater os incêndios, uma vez que, automaticamente, a partir de 30 de setembro sai-se da chamada fase Charlie – a mais crítica.

Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros, já tinha deixado críticas também sobre o não prolongamento dos meios de combate a fogos florestais (ver aqui).

“Nós avisámos e ignoraram-nos. Assumam as responsabilidades”, disse Marta Soares

Em destaque

Subir