Nas Notícias

“Nós avisámos e ignoraram-nos. Assumam as responsabilidades”

O presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, revelou que, no dia 1 de outubro, fez um aviso, em comunicado, para as condições meteorológicas do mês de outubro. Revela ainda que os apelos dos bombeiros foram ignorados. “Retirem ilações e assumam responsabilidades”, acrescenta, apontando o dedo à Proteção Civil e ao Governo.

“Nós avisámos. Pode acontecer um cenário complicado. Avisámos a Autoridade Nacional a Proteção Civil. E o país. E a resposta? Nenhuma”, afirma Jaime Marta Soares, que revela, nos estúdios da SIC, que foi emitido um comunicado, por parte da Liga dos Bombeiros, a alertar para o calor que se previa para o mês de outubro.

“Avisámos que teríamos de ter cuidado ,em termos do dispositivo, para o que se seguia, já que sabíamos que iríamos ter a continuidade do verão, com temperaturas altíssimas e taxas de humidade baixíssimas”, garante.

Numa análise ao período entre o incêndio de Pedrógão Grande e as ocorrências deste domingo, Jaime Marta Soares acusa diversas autoridades de terem ignorado os apelos da Liga dos Bombeiros.

E o que mudaria se os alertas da Liga fossem ouvidos?

“Estavam 48 meios aéreos na fase Charlie. Passaram para 18. Tínhamos mais 4000 homens. Retiraram-se das fileiras do combate mais 4000 homens. Retiraram-se cerca de 800 viaturas. Mais 30 aviões, mais 4000 homens, mais 800 viaturas, com certeza era um exército maior para combater este inimigo terrível”, afirmou.

“Nós avisámos. E não queremos acreditar que tenha sido por uma razão economicista”, acrescenta.

Perante a nossa solicitação, não ligaram. Fecharam, no dia 30 de setembro, os postos de vigia, contrariando todas as propostas da Liga. Quando fazem uma coisa destas, sujeitam-se a esta situação.

“E ela só não é mais grave porque os bombeiros redobraram esforços, vieram para o terreno”.

“Ignoraram pura e simplesmente aquilo que dissemos. Que tirem ilações e assumam as responsabilidades”, conclui, apontando o dedo à Proteção Civil e a quem nomeia os seus responsáveis – o Governo.

Em destaque

Subir