Mundo

Como é viver no local mais frio do mundo? A resposta, em fotos

Aldeia_Fria_Capa_900O fotógrafo neozelandês Amos Chapple fez uma fotorreportagem sobre o lugar habitado mais frio da Terra. Em Oymyakon, vivem 500 pessoas, sob uma temperatura média de -34 graus, no ano inteiro. Em janeiro, atinge os 50 graus negativos. Veja as imagens de Amos.

Como é viver no sítio habitável mais frio do mundo? Os desafios de um dia a dia cruel em imagens.

Amos Chapple embarcou nesta aventura e registou diversas fotografias numa aldeia russa, também conhecida como o ‘polo do frio’.

Oymyakon, que tem 500 habitantes, apresenta dados de temperatura incríveis. O registo mais baixo alguma vez registado foi 67,7 graus negativos, em 1933. A temperatura média em todo o ano é de -34 graus e em janeiro essa média desce para – 50 graus.

Esta aldeia russa é o mais frio sítio do mundo habitado em permanência. Há outros sítios mais frios, no planeta, mas onde a sobrevivência seria impossível.

Em 2013, foi descoberto o local mais frio do planeta: uma montanha da Antártica. Não poderia ser habitada, porque apresenta temperaturas  inferiores a 91 graus negativos, mais do que suficientes para congelar olhos, nariz e pulmões em minutos.

Os nativos de Oymyakon são pastores, caçadores e pescadores. Têm uma única loja ao dispor, que fornece todos os bens.

Amos Chapple viajou para esta aldeia e enfrentou grandes dificuldades. Físicas, naturalmente, para aguentar as condições climatéricas, mas também com o material fotográfico. A lente congelava e foi em condições severas que conseguiu estas imagens belas, que tornam as palavras dispensáveis.

Veja as images de Chapple em Oymyakon:

Em destaque

Subir