Hoje é dia

6 de janeiro, nasce Joana d’Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos

Joana_D_Arc_900Hoje é dia de recordar Joana d’Arc, mártir francesa que viria a ser queimada viva, a 30 de maio de 1431, com 19 anos, acusada da prática de feitiçaria. Seis de janeiro é também o Dia de Reis.

Nascida a 6 de janeiro de 1412, filha de camponeses, Joana d’Arc desde logo se distinguiu pela devoção a Deus. Movida pela fé, contribuiu decisivamente para alterar o rumo da Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra.

Aos 13 anos, declarou que conseguia ouvir a voz de Deus, a mesma voz que a ordenou que libertasse a cidade de Orléans do poder inglês.

França estava nas mãos dos britânicos e a patriota Joana d’Arc transmitiu ao rei a ordem que divina que recebera.

Mas o seu poder transformou-se em sentença de morte. Joana d’Arc foi calada, na tentativa de libertar França do domínio britânico, naquele conflito.

A 21 de fevereiro de 1431, teve início o julgamento, sendo que a mártir francesa viria a ser queimada viva, no mesmo ano.

Hoje, dia em que se assinala o seu nascimento, recorda-se Joana d’Arc.

Nasceram a 6 de janeiro Joana d’Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos e santa canonizada (1412), Heinrich Schliemann, arqueólogo alemão (1822), Max Bruch, compositor alemão (1838), e Syd Barrett, fundador, vocalista, guitarrista e compositor dos Pink Floyd (1946).

Nasceram ainda José Pacheco Pereira, político, comentador e historiador português (1949), e Rowan Atkinson, ator inglês, famoso por interpretar Mr. Bean (1955).

Morreram neste dia Georg Cantor, matemático alemão (1918), Jacques Vaché, escritor francês (1918), Theodore Roosevelt, 26.º Presidente dos EUA (1919), e Pavel Alekseyevich Cherenkov, físico russo (1990).

Morreram também Dizzy Gillespie, trompetista, maestro, cantor e compositor norte-americano (1990), Rudolf Nureyev, bailarino e coreógrafo russo (1993), e Filipa Vacondeus, chef portuguesa (2015).

A 6 de janeiro, festeja-se o Dia de Reis.

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Vídeos em Destaque

Patrocinado

Newsletters PT Jornal

O que quer receber?

Mais partilhadas da semana

Subir
error: