Hoje é dia

6 de janeiro, nasce Joana d’Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos

Joana_D_Arc_900Hoje é dia de recordar Joana d’Arc, mártir francesa que viria a ser queimada viva, a 30 de maio de 1431, com 19 anos, acusada da prática de feitiçaria. Seis de janeiro é também o Dia de Reis.

Nascida a 6 de janeiro de 1412, filha de camponeses, Joana d’Arc desde logo se distinguiu pela devoção a Deus. Movida pela fé, contribuiu decisivamente para alterar o rumo da Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra.

Aos 13 anos, declarou que conseguia ouvir a voz de Deus, a mesma voz que a ordenou que libertasse a cidade de Orléans do poder inglês.

França estava nas mãos dos britânicos e a patriota Joana d’Arc transmitiu ao rei a ordem que divina que recebera.

Mas o seu poder transformou-se em sentença de morte. Joana d’Arc foi calada, na tentativa de libertar França do domínio britânico, naquele conflito.

A 21 de fevereiro de 1431, teve início o julgamento, sendo que a mártir francesa viria a ser queimada viva, no mesmo ano.

Hoje, dia em que se assinala o seu nascimento, recorda-se Joana d’Arc.

Nasceram a 6 de janeiro Joana d’Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos e santa canonizada (1412), Heinrich Schliemann, arqueólogo alemão (1822), Max Bruch, compositor alemão (1838), e Syd Barrett, fundador, vocalista, guitarrista e compositor dos Pink Floyd (1946).

Nasceram ainda José Pacheco Pereira, político, comentador e historiador português (1949), e Rowan Atkinson, ator inglês, famoso por interpretar Mr. Bean (1955).

Morreram neste dia Georg Cantor, matemático alemão (1918), Jacques Vaché, escritor francês (1918), Theodore Roosevelt, 26.º Presidente dos EUA (1919), e Pavel Alekseyevich Cherenkov, físico russo (1990).

Morreram também Dizzy Gillespie, trompetista, maestro, cantor e compositor norte-americano (1990), Rudolf Nureyev, bailarino e coreógrafo russo (1993), e Filipa Vacondeus, chef portuguesa (2015).

A 6 de janeiro, festeja-se o Dia de Reis.

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir