Hoje é dia

3 de janeiro, morre João Rodrigues Cabrilho, o navegador esquecido

Joao_Rodrigues_Cabrilho_900João Rodrigues Cabrilho foi um navegador português que realizou importantes explorações marítimas ao serviço da coroa espanhola. Morreu a 3 de janeiro de 1543 e é recordado hoje.

Também conhecido como Juan Rodríguez Cabrillo, o explorador português do século XVI levou a cabo explorações marítimas no Oceano Pacífico (costa Oeste dos EUA) e também em operações terrestres na América do Norte.

Em 1521, João Rodrigues Cabrilho participou na conquista da Capital Azteca de Tenochtitlan, ao lado do espanhol Hernán Cortés.

E junto a outros europeus esteve, por outro lado, na conquista dos territórios que compreendem hoje as Honduras, Guatemala e São Salvador, entre 1523 e 1535.

Cabrilho foi ainda o primeiro europeu a desembarcar no território onde está atualmente localizado o estado da Califórnia. Ao serviço da coroa espanhola, em 1542, partiu de Navidade, no México, em direção ao norte, demorando três meses a chegar à Baia de San Diego.

Apesar de ser chamado também de ‘Juan Rodríguez Cabrillo’, a nacionalidade portuguesa de João Rodrigues não oferece dúvidas.

O cronista e Chefe das Índias Espanholas, D. António Herrera y Tordesillas, na ‘Historia General de los hechos de los Castellanos en lás Islas y tierra firme del Mar Oceano’, confirma a nacionalidade do português.

“Juan Rodriguez Cabrillo Português, persona muy platica en las cosas de la mar”, escreve, desmentindo a teoria de alguns historiadores que concedem nacionalidade espanhola a Cabrilho.

No concelho de Montalegre, freguesia de Cabril [daqui a origem de ‘Cabrilho’] existe a ‘Casa do Galego’, onde o navegador terá nascido.

Morreu a 3 de janeiro de 1543, no atual estado da Califórnia, desconhecendo-se o local da sua sepultura.

Também neste dia, em 1960, Álvaro Cunhal foge da prisão do Forte de Peniche, um ano antes de os EUA romperem relações diplomáticas com Cuba.

Já a 3 de janeiro, em 1970, Salvador Allende assume a presidência do Chile e em 1980 Francisco Sá Carneiro toma posse como primeiro-ministro de Portugal, substituindo Maria de Lourdes Pintassilgo.

Nasceram a 3 de janeiro Cícero, político e orador romano (106 a.C), Constança de Portugal, rainha de Castela (1290), Charles Bronson, ator norte-americano (1922), e Sergio Leone, realizador italiano (1929).

Nasceram ainda John Paul Jones, baixista e teclista do Led Zeppelin (1946), Mel Gibson, ator e cineasta norte-americano (1956), e Michael Schumacher, piloto alemão de Fórmula 1 (1969).

Morreram neste dia João Rodrigues Cabrilho, explorador português (1543), Pierre Larousse, gramático e enciclopedista francês (1875), e Alois Hitler, pai de Adolf Hitler (1903).

Morreram também Norton de Matos, general e político português (1955), Cáceres Monteiro, jornalista português (2006), Fernando José Francisco, artista surrealista português (2008), e Abu Zakaria al-Jamal, militar palestino, líder do Hamas (2009).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: