Hoje é dia

17 de setembro, nascem Guerra Junqueiro e José Régio

Hoje é dia de recordar dois dos grandes nomes da literatura portuguesa, Guerra Junqueiro e José Régio, que nasceram a 17 de setembro.

Guerra Junqueiro nasceu em Freixo de Espada à Cinta, a 17 de setembro de 1850. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu funções como alto funcionário administrativo, político, deputado e jornalista.

Mas, foi acima de tudo como escritor e poeta que se tornou célebre, sendo considerado o mais popular do seu tempo e um dos grandes precursores da chamada “Escola Nova”.

A poesia de Guerra Junqueiro esteve na origem do ambiente revolucionário que conduziria à Implantação da República em Portugal. Junqueiro viria a morrer em Lisboa, a 7 de julho de 1923.

Também a 17 de setembro, mas em 1899, nasce José Régio, em Vila do Conde, escritor português que viveu grande parte da sua vida na cidade de Portalegre.

Régio terá sido, provavelmente, o único escritor em Língua Portuguesa a dominar com igual mestria todos os géneros literários.

Foi um notável poeta, dramaturgo, romancista, novelista, ensaísta, cronista, jornalista, crítico e historiador da literatura, além de editor e diretor da influente revista literária Presença.

José Régio desenvolveu também brilhantes trabalhos como desenhador, pintor, e foi ainda um grande colecionador de arte sacra e popular.

Morre na cidade que o viu nascer, a 22 de dezembro de 1969.

Nasceram neste dia 17 de setembro Guerra Junqueiro, político, jornalista, escritor e poeta português (1850), José Régio, escritor português (1899), Agostinho Neto, escritor e primeiro presidente de Angola (1922), e Stirling Moss, ex-piloto inglês de Fórmula 1 (1929),.

Nasceram ainda Reinhold Messner, alpinista italiano (1944), Richie Ramone, músico norte-americano (1957), Damon Hill, ex-piloto britânico de Fórmula 1 (1960), e Anastacia, cantora e compositora norte-americana (1968).

Morreram neste dia Hildegarda de Bingen, abadessa, compositora e escritora (1179), Manuel da Maia, engenheiro e militar português (1768), Isambard Kingdom Brunel, engenheiro inglês (1859), Karl Popper, filósofo inglês de origem austríaca (1994), e Red Skelton, ator norte-americano (1997).

Em destaque

Subir