Hoje é dia

29 de setembro, nasce Miguel de Cervantes, ‘pai’ de Dom Quixote

A 29 de setembro de 1547, nascia em Alcalá de Henares, Espanha, o romancista, dramaturgo e poeta castelhano Miguel de Cervantes, autor da obra-prima ‘Dom Quixote’.

Hoje é dia de recordar Miguel de Cervantes Saavedra, autor da obra Dom Quixote, considerado o primeiro romance moderno e um dos melhores romances algum vez escritos.

O trabalho de Cervantes é elevado aos patamares superiores da literatura mundial. A sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano é frequentemente chamado de ‘La lengua de Cervantes’ [A língua de Cervantes].

Cervantes morreu a 22 de abril de 1616, em Madrid. Em 2011, um grupo de investigadores e arqueólogos iniciou uma busca pelas ossadas do autor, num mosteiro na capital espanhola, onde foram depositados os restos mortais.

A iniciativa, que permite reconstruir o rosto do escritor, até agora só conhecido através de uma pintura do artista Juan de Jauregui, conta com o apoio da Academia Espanhola e o aval do arcebispado espanhol.

Este intenso trabalho de investigação poderá ajudar os investigadores a determinar as causas da morte de Cervantes. Acredita-se que o escritor espanhol morreu de cirrose. Os seus restos mortais foram encontrados numa igreja em Madrid, em março de 2015.

Neste dia 29 de dezembro, em 1938, Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Edouard Daladier e Benito Mussolini assinam o Acordo de Munique, que permite à Alemanha a ocupação da região de Sudetenland na então Checoslováquia.

Nasceram a 29 de setembro Pompeu, o Grande, general romano (106 a.C), D. Fernando, o Infante Santo (1402), Miguel de Cervantes, escritor espanhol (1547), Karl Ludwig Harding, astrónomo alemão (1765), e Michelangelo Antonioni, reaizador italiano (1912).

Nasceram ainda James Watson Cronin, físico nuclear (1931), Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique (1933), Jerry Lee Lewis, cantor, compositor e músico norte-americano (1935), Silvio Berlusconi, político italiano (1936), e Lech Wałęsa, político polaco (1943).

Morreram neste dia Pompeu, assassinado no Egito (48 a.C), Luísa de Hesse-Cassel, rainha-consorte da Dinamarca (1898), Émile Zola, escritor francês (1902), Winslow Homer, pintor norte-americano (1910), Roy Lichtenstein, pintor norte-americano (1997), e Tony Curtis, ator norte-americano (2010).

Em destaque

Subir