Hoje é dia

13 de junho, o dia em que Portugal viu nascer e morrer grandes nomes

Fernando Pessoa, Vasco Santana, António Variações, Hermínia Silva, Eugénio de Andrade e Álvaro Cunhal. Nomes das artes, da política e da História de Portugal, que nasceram ou morreram a 13 de junho, dia em que Portugal assina com a Inglaterra a mais antiga aliança entre nações em vigor.

Treze de junho não é dia de Portugal, mas reúne uma série de eventos que conferem a esta data um simbolismo nacional quase irrepetível, no calendário. Neste dia, nasceram ou morreram algumas das grandes referências nacionais.

A viagem pelo dia 13 de junho começa no século XIV, na Idade Média, quando em 1373 Portugal assina com a Inglaterra a Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança entre nações que vigora.

Hoje, esta aliança praticamente não é invocada, em virtude da integração de Portugal e da Inglaterra em instituições como a União Europeia e a Nato. No entanto, foi de extrema importância na política externa portuguesa, ao longo de mais de 500 anos.

A 13 de junho, assinala-se o nascimento de Fernando Pessoa, um dos grandes nomes da História da Literatura portuguesa. Recorda-se ainda Vasco Santana, António Variações, Hermínia Silva e Eugénio de Andrade, nomes de diferentes artes, que morreram no mesmo dia. Recorda-se também Álvaro Cunhal, nome incontornável da política lusa, personalidade que morreu a 13 de junho de 2005.

Nasceram neste dia Thomas Young, físico, médico e egiptólogo britânico (1773), James Clerk Maxwell, físico britânico (1831), Fernando Pessoa, poeta português (1888), Maria Helena Vieira da Silva, pintora portuguesa (1908), John Forbes Nash, matemático norte-americano (1928), Paul Veyne, arqueólogo e historiador francês (1930), e Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU (1944).

Morreram neste dia ‘Alexandre, o Grande’, conquistador do mundo antigo (323), Santo António de Lisboa, santo católico (1231), e Vasco Santana, ator português (1958).

Morreram ainda António Variações, músico, compositor e barbeiro português (1984), Hermínia Silva, fadista portuguesa (1993), Álvaro Cunhal, político português (2005), Eugénio de Andrade, poeta português (2005), e Fernanda Barroso, militante comunista, viúva de Álvaro Cunhal (2006).

Hoje, festeja-se o Santo António em diversas cidades portuguesas, entre as quais a capital do País.

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: