Hoje é dia

13 de junho, o dia em que Portugal viu nascer e morrer grandes nomes

Fernando Pessoa, Vasco Santana, António Variações, Hermínia Silva, Eugénio de Andrade e Álvaro Cunhal. Nomes das artes, da política e da História de Portugal, que nasceram ou morreram a 13 de junho, dia em que Portugal assina com a Inglaterra a mais antiga aliança entre nações em vigor.

Treze de junho não é dia de Portugal, mas reúne uma série de eventos que conferem a esta data um simbolismo nacional quase irrepetível, no calendário. Neste dia, nasceram ou morreram algumas das grandes referências nacionais.

A viagem pelo dia 13 de junho começa no século XIV, na Idade Média, quando em 1373 Portugal assina com a Inglaterra a Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança entre nações que vigora.

Hoje, esta aliança praticamente não é invocada, em virtude da integração de Portugal e da Inglaterra em instituições como a União Europeia e a Nato. No entanto, foi de extrema importância na política externa portuguesa, ao longo de mais de 500 anos.

A 13 de junho, assinala-se o nascimento de Fernando Pessoa, um dos grandes nomes da História da Literatura portuguesa. Recorda-se ainda Vasco Santana, António Variações, Hermínia Silva e Eugénio de Andrade, nomes de diferentes artes, que morreram no mesmo dia. Recorda-se também Álvaro Cunhal, nome incontornável da política lusa, personalidade que morreu a 13 de junho de 2005.

Nasceram neste dia Thomas Young, físico, médico e egiptólogo britânico (1773), James Clerk Maxwell, físico britânico (1831), Fernando Pessoa, poeta português (1888), Maria Helena Vieira da Silva, pintora portuguesa (1908), John Forbes Nash, matemático norte-americano (1928), Paul Veyne, arqueólogo e historiador francês (1930), e Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU (1944).

Morreram neste dia ‘Alexandre, o Grande’, conquistador do mundo antigo (323), Santo António de Lisboa, santo católico (1231), e Vasco Santana, ator português (1958).

Morreram ainda António Variações, músico, compositor e barbeiro português (1984), Hermínia Silva, fadista portuguesa (1993), Álvaro Cunhal, político português (2005), Eugénio de Andrade, poeta português (2005), e Fernanda Barroso, militante comunista, viúva de Álvaro Cunhal (2006).

Hoje, festeja-se o Santo António em diversas cidades portuguesas, entre as quais a capital do País.

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Vídeos em Destaque

Patrocinado

Newsletters PT Jornal

O que quer receber?

Mais partilhadas da semana

Subir