Nas Notícias

Zico, o cão que matou um bebé, salvo da pena de morte e entregue à associação Animal

zicox210zicoZico, o cão arraçado de pitbull que em janeiro matou um bebé, não vai ser condenado à morte. O tribunal entendeu que o animal terá agido ‘em legítima defesa’ e aceitou o recurso interposto pela associação Animal, a qual ficará com a tutela do agora rebatizado Mandela.

Zico, o cão arraçado de pitbull que em janeiro deste ano atacou mortalmente o bebé de 18 meses, na casa em que ambos viviam (em Beja), escapou à pena de morte. O recurso interposto pela Animal foi aceite por uma juíza do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, que determinou a entrega do animal à associação.

O teor da deliberação ainda não é público, mas a juíza terá tido em conta as atenuantes. Zico, de nove anos, terá sido surpreendido no escuro pelo bebé, Dinis Janeiro, que terá caído sobre o cão. Talvez devido ao susto, o animal reagiu e mordeu o bebé, que morreu no hospital devido a um traumatismo cranioencefálico.

A Animal já anunciou que vai rebatizar o cão – passará a chamar-se Mandela – e levá-lo a um veterinário “de confiança”. Zico tem estado, desde janeiro, numa jaula isolada, numa ala especial para cães considerados perigosos, depois da veterinária municipal de Beja o ter encaminhado para abate, como rege a lei em casos de ataque contra pessoas. Devido ao recurso da Animal, o Ministério Público suspendeu a execução.

Em destaque

Subir