Motores

Yvan Muller vence ‘segunda mão’ do WTCR

Depois de um enorme acidente, que colocou fora de prova uma dezena de carros, a primeira corrida do WTCR em Vila Real pôde concretizar-se duas horas mais tarde.

Nada fazia prever o que ocorreu após a partida da prova na hora original, quando Robert Huff e Mehdi Bennani se desentenderam quando disputavam a liderança. Os dois pilotos da Sebastien Loeb Racing provocaram um ‘havoc’ de que não há memória na competição internacional de carros de turismo.

Foto: Ricardo Cachadinha

Para além da violência das colisões que se seguiram ao embate dos dois Volkswagen Golf GTi TCR, a espetacularidade do mesmo, já que um dos carros da Sebastien Loeb Racing ficou ‘encavalitado’ noutros carros – não apenas no outro carro da formação gaulesa mas também no Hyundai de Thed Bjork, que teve um princípio de incêndio. Pelo meio o Honda Civic de Yann Erhlacher, que irrompeu por entre os três carros. E mais se lhe seguiram.

O Hyundai i30N TCR de Norbert Michelisz quase conseguia passar incólume, e conseguiu mesmo completar uma volta, mas depois de ficar com a lateral destruída. Para além disso o húngaro lesionou-se num pulso, o que também sucedeu com outros pilotos.

Huff e Bennani seriam transportados ao hospital e estariam entre os pilotos que não alinharam na segunda partida para a prova, onde também não esteve Bjork, apesar do sueco nada ter sofrido, já que do seu Hyundai não se pode dizer o mesmo.

Na segunda partida Yvan Muller saiu melhor do que todos os outros e acabou por liderar a corrida do princípio ao fim. Esteban Guerrieri também largou bem, e seguiu o francês da YMR como uma ‘sombra’ ao longo da prova, sendo que Gabriele Tarquini assumiu a terceira posição, que ocupou ao longo de quase todas as 13 voltas do confronto.

O italiano viria a perder o último lugar do pódio quando teve problemas no seu Hyundai i30N TCR na derradeira volta da corrida, o que foi aproveitado por Pepe Oriola para roubar a posição a Tarquini sobre a meta.

Classificação

1º Yvan Muller (Hyundai) 14 voltas

2º Esteban Guerrieri (Honda) + 2,060s

3º Pepe Oriola (Cupra) + 10,596s

4º Gabriele Tarquini (Hyundai) + 12,925s

5º Jean-Karl Vernay (Audi) + 13,926s

6º Aurélien Comte (Peugeot) + 14,186s

7º Benjamin Lessennes (Honda) + 16,696s

8º Nathanael Berthon (Audi) + 19,937s

9º Gordon Shedden (Audi) + 20,169s

10º Frederic Vervisch (Audi) + 20,678s

Em destaque

Subir