Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro sobe duas vezes ao pódio em Hungaroring

TiagoMonteiroHungria314TiagoMonteiroHungria314 600Tiago Monteiro foi o único piloto a subir ao pódio nas duas corridas do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) que este domingo se diputaram no circuito de Hungaroring, na Hungria.

O piloto português da Honda que largava da quinta posição para o primeiro confronto da tarde, realizou um excelente arranque que imediato o colocou atrás dos Citroën de Yvan Muller, autor da ‘pole position’, e de José Maria Lopez.

Sem poder acompanhar o andamento do francês e do argentino, Tiago limitou-se a segui-los à distância para conseguir um terceiro lugar bem merecido, confirmando as pequenas evoluções realizadas no seu Civic TC1 e também o handicap dos C-Elysée, que correram na pista magiar com um lastro de 60 kg.

Para a segunda corrida a tarefa do piloto do Porto era mais complicada, pois largava do sétimo lugar da grelha de partida. Mesmo assim um arranque fulgurante voltou-o a colocá-lo na luta pelas posições cimeiras.

Primeiro Tiago Monteiro superou o seu companheiro de equipa, Gabriele Tarquini, e depois o luso-francês Hugo Valente, para partir em perseguição de Gianni Morbidelli, que para este segundo confronto partira da ‘pole position’.

A partir daí desenhou-se um intenso duelo pela vitória, com o italiano, ex-piloto de Fórmula 1, a fechar todas as trajetórias ao português, para que este não conseguisse ganhar-lhe a liderança.

TiagoMonteiroHungria414 600Os dois chegaram-se a tocar, mas Morbidelli lá conseguiu manter a primeira posição, tirando partido do facto do seu Chevrolet Cruze ter mais velocidade de ponta na longa recta de Hungaroring, enquanto o Honda Civic era mais eficaz nas zonas mais sinuosas do ‘miolo’ do circuito.

Estes resultados permitiram a Tiago Monteiro sair da Hungria com 33 pontos e ser o melhor piloto da Honda na prova magiar. Um motivo de muita satisfação para o piloto portuense e para a equipa.

“Estou muito contente com o desfecho do fim-de-semana. Não estavamos à espera, mas as evoluções que temos vindo a fazer no Honda Civic resultaram bem. Ainda há um longo caminho a percorrer mas estes resultados motivam bastante”, reagiu Tiago Monteiro  após a prova.

Classificação

Corrida 1

1.º Yvan Muller (Citroen) 25m57,292s

2.º José Maria Lopez (Citroen) + 1,282s

3.º Tiago Monteiro (Honda) + 8,961s

4.º Gabriele Tarquini (Honda) + 13,980s

5.º Medhi Bennani (Honda) + 14,747s

Corrida 2

1.º Gianni Morbidelli (Chevrolet) 26m15,851s

2.º Tiago Monteiro (Honda) + 0,350s

3.º Hugo Valente (Chevrolet) + 1,206s

4.º Tom Coronel (Chevrolet) + 5,104s

5.º Yvan Muller (Citroen) + 5,435s

Em destaque

Subir