Ralis

Ralicross: Petter Solberg faz a festa em Montalegre

SolbergMontalegre214SolbergMontalegre214 600Petter Solberg foi o grande vencedor da primeira prova do Campeonato do Mundo de Ralicross (RX World Championship), que este fim-de-semana se realizou em Montalegre.

O norueguês, ex-campeão do Mundo de ralis, ultrapassou os percalços da véspera com a direção do seu Citroën DS3 RX e marcou desde logo a sua autoridade impondo-se na segunda meia-final da categoria superior da competição, a SuperCar.

E se até aí a concorrência a Solberg não tinha sido muito forte, na grande final tudo foi diferente, pois teve pela frente a forte oposição dos Ford Fiesta da Olsbergs, tripulados por Andreas Bakkerud e Reinis Nitiss, que acabaram por ter de se contentar com as restantes posições do pódio.

Aguardava-se que os Volkswagen Polo RX de Toni Heikkinen e Anton Marklund fossem protagonistas no derradeiro confronto da tarde, mas cedo se percebeu que tinham perdido a luta pela vitória quando anteciparam a sua ‘joker lap’ – volta obrigatória por uma parte mais longa do percurso.

Se o belga Koen Pauwels conseguiu levar o seu Ford Focus ST à final, ainda que terminando em último, o campeão do Mundo em título, Timur Timerzyanov ficou-se pela primeira meia-final. O russo não evitou terminá-la no terceuro posto atrás de um Marklund apurado ‘in-extremis’.

Já o ex-campeão do Mundo de F1 Jacques Villeneuve se mostrou incapaz de atingir as meias-finais de hoje devido a um problema de pressão de combustível no seu Peugeot 208 RX e também a um furo. Mas o canadiano ficou ‘cliente’ do ralicross, afirmando ter aprendido bastante e ter ficado contente com a sua equipa – a Albatec Racing.

SolbergMontalegre314 600Após o final da prova Petter Solberg estava radiante com a vitória e emocionado:  “Tenho lutado por uma vitória há algum tempo por isso é fantástico finalmente tê-la conseguido. É como ganhar o meu primeiro rali novamente e estou certo que mesmo a minha mãe e o meu pai estão orgulhosos de mim”..

“Quero agradecer também à minha mulher (Pernilla) e também à equipa, pois tenho os melhores mecânicos. Eles são fantásticos. E quero igualmente agradecer à IMG (promotores). Nunca vi ninguém que promovesse tão bem como eles fizeram no ralicrosse. É fantástico”, concluiu o simpático norueguês.

Em destaque

Subir