Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro em bom plano na Argentina apesar da troca de motor

TiagoMonteiroArgentina1x210TiagoMonteiroArgentina1Tiago Monteiro esteve em excelente plano nos treinos de qualificação para a prova do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo que domingo se disputa no Circuito de Termas de Rio Hondo, na Argentina. O piloto do português da Honda conseguiu realizar o sétimo tempo, a pouco mais de um segundo da ‘pole position’ conseguida por Yvan Muller.

Embora o fim-de-semana não tivesse começado muito bem para Tiago, forçado a trocar novamente o motor do seu Honda Civic – o que irá obriga-lo a partir da última posição da grelha de partida para a primeira corrida de domingo – não baixou os braços e aproveitou o bom acerto do carro japonês, apesar da pista argentina ser favorável aos Chevrolet Cruze.

O mesmo é dizer que o piloto português arrancará para o segundo confronto da segunda fila da grelha de partida. Motivo para alguma satisfação: “Temos estado bastante rápidos ao longo do fim-de-semana, e ser o Honda mais rápido porque independentemente do resultado sabíamos que íamos para o final da grelha”.

“Na segunda qualificação fizemos tudo para conseguir o décimo lugar, que nos dava a pole, mas não foi possível. Sair da quarta posição também é um bom lugar. Na primeira corrida vou tentar recuperar o maior número de posições possível, mas na segunda vou tentar lutar pelo pódio”, promete.

“Sabemos que não vai ser fácil, porque esta pista é muito larga e propicia as ultrapassagens e por vezes falta-nos velocidade de ponta para segurar os nossos adversários, mas não vou desistir”, acrescenta Tiago Monteiro.

YvanMullerArgetina1Yvan Muller esteve verdadeiramente inalcançável pela concorrência. O francês da RML foi o único piloto a conseguir rodar abaixo de 1m48s, batendo por mais de cinco décimas o seu companheiro de equipa, Tom Chilton.

Norbert Michelisz e Gabriele Tarquini confirmaram o bom acerto dos Honda Civic ao conseguirem contrariar o domínio dos Chevrolet ao garantirem a segunda fila da grelha de partida para o primeiro confronto de domingo, já que os Cruze ocupam seis das nove primeiras posições na largada.

No entanto sobre os resultados da qualificação pendem possíveis penalizações, já que os comissários desportivos convocaram sete dos pilotos que atingiram a derradeira e decisiva qualificação – Yvan Muller, Tom Chilton, Alex McDowall, James Nash, Gabriele Tarquini , Tiago Monteiro e Pepe Oriola – por uma eventual conduta anti-desportiva.

Resultado da qualificação

1.º Yvan Muller (Chevrolet Cruze) 1m47,920s

2.º Tom Chilton (Chevrolet Cruze) 1m48,423s

3.º Norbert Michelisz (Honda Civic) 1m48,855s

4.º Gabriele Tarquini (Honda Civic) 1m48,919s

5.º Pepe Oriola (Chevrolet Cruze) 1m48,979s

6.º Alex McDowell (Chevrolet Cruze) 1m49,039s

7.º Tiago Monteiro (Honda Civic) 1m49,177s

8.º James Nash (Chevrolet Cruze) 1m49,236s

9.º Michel Nykjaer (Chevrolet Cruze) 1m49,406s

10.º Jose Maria Lopez (BMW 320 TC) 1m49,674s

Em destaque

Subir