Ralis

Pneus dão comando a Giandomenico Basso no Rali Vinho Madeira

BrunoMagalhaes2101GiandomenicoBasso234Giandomenico Basso passou para o comando do Rali Vinho Madeira no decorrer da segunda parte da primeira etapa da prova, onde o italiano soube tirar bom partido dos seus pneus Michelin, que funcionaram melhor do que os Pirelli que equipam o Peugeot 207 S2000 de Bruno Magalhães.

A diferença foi evidente, pois enquanto Basso pôde atacar e as borrachas francesas responderam sem problemas, o piloto português foi obrigado a poupar as suas, que se degradavam muito rapidamente. Além disso o piloto de Oeiras sofreu um furo lento na quarta classificativa.

Como resultado de tudo isto, Bruno Magalhães terminou a tirada a quase 20 segundos do italiano, que poderá aumentar essa vantagem na segunda etapa.

O bom de tudo isto é que mais ninguém parece poder lutar pela vitória, já que Miguel Nunes, o terceiro classificado, ficou já a mais de dois minutos do líder.

“Andamos sempre ao ataque, mas infelizmente também sofremos com o desgaste dos pneus, que devido à nova regulamentação tem cortes adicionais e a durabilidade não é a mesma”, explicou Bruno Magalhães no final da tirada.

BrunoMagalhaes510 9

“Estamos rápidos, o carro está excelente e falta ainda muito rali. Apesar de 19,9s parece uma grande diferença, a realidade é que em seis troços tudo é possível. Queremos voltar a repetir as vitórias dos dois últimos anos nesta prova”, acrescentou o piloto de Oeiras.

Já relativamente a Miguel Nunes, os mais de meio minuto que o separam de Luca Betti asseguram ao piloto madeirense alguma tranquilidade, ainda que se espere um ataque por parte do italiano do Ford Fiesta.

Bem perto deles, Pedro Meireles foi o quinto mais veloz na etapa, embora, devido aos regulamentos, não conste da classificação, uma vez que no seu Skoda Fabia S2000 utiliza os pneus habituais pneus autorizados no Campeonato de Portugal de Ralis, não autorizados na prova insular.

Dessa forma quem ocupa o quinto posto é o segundo melhor madeirense, Luís Serrano, que é também o melhor classificado de todos quantos possuem carros de duas rodas motrizes.

O Rali Vinho Madeira conclui-se este domingo com a realização de mais seis classificativas.

Classificação da 1.ª etapa

1.º Giandomenico Basso/Lorenzo Granai (Peugeot 207 S2000) 1h44m09,8s
2.º Bruno Magalhães/Nuno R. da Silva (Peugeot 207 S2000) + 19,9s
3.º Miguel Nunes/João Paulo (Mitusbishi Lancer Evo X) + 2m31,1s
4.º Luca Betti/Francesco Pezzoli (Ford Fiesta S2000) + 3m05,0s
.º João Magalhães/Jorge Pereira (Mitsubishi Lancer Evo X) + 4m45,0s
6.º Luís Serrano/João Sousa (Peugeot 206 S1600) + 7m48,6s
7.º José Camacho/Fernando Spínola (Peugeot 206 S1600) + 8m58,2s
8.º Wilson Aguiar/José Camacho (Citroën C2) + 11m33,4s
9.º Sofia Correia/Rui Rodrigues (Citroën C2) + 13m31,9s
10.º João Ferreira/Cláudio Gomes (Renault Clio RS) + 18m28,6s

Em destaque

Subir