Ralis

WRC: Toyota inicia testes com o Yaris em Itália a pensar no futuro regresso

Toyota Yaris WRC1Toyota YarisA Toyota já iniciou os testes de desenvolvimento do Yaris WRC a pensar no futuro regresso ao campeonato do Mundo de Ralis, com o francês Stéphane Sarrazin a guiar o carro esta semana na Toscânia. Trabalhos em participará também depois o finlandês Sebastian Lindholm.

O teste segue-se a um ‘shakedown’ na pista de testes da Toyota no início do ano, sendo o teste em Itália a primeira vez que o Yaris WRC – equipado com um motor 1.6 Turbo híbrido – faz quilómetros em pisos de terra. O começo destes ensaios terá decorrido sem quaisquer problemas mecânicos.

A apoiar estes testes está a estrutura da Motorsport Itália, cujo dono, Bruno De Pianto, se recusou a fornecer grandes detalhes, adiantando apenas que está apoiar o programa em termos de assistência e que qualquer novidade apenas poderá ser adiantada pelo departamento de comunicação da Toyota.

No entanto a marca japonesa ainda não confirmou o programa, apesar de se saber que o carro utilizado na Toscânia é o mesmo que foi testado em 2012 pela francesa Oreca.

Fala-se agora que em vez do próximo ano ou de 2016, o regresso da Toyota ao campeonato do Mundo de Ralis se faça apenas em 2017, de modo a coincidir com a introdução de novos regulamentos no WRC.

“A Toyota gostaria de regressar ao WRC, mas é difícil precisar uma data concreta. Dissemos o mesmo há dois anos, mas a distância é cada vez menor para isso ocorrer”, admite o construtor japonês sem precisar mais detalhes.

Em destaque

Subir