Mundo

Ayrton Senna com google doodle no 54.º aniversário da lenda

ayrton senna google doodleayrton senna doodle Nesta sexta-feira, dia em que comemoraria 54 anos, Ayrton Senna é homenageado com um google doodle. Senna nasceu em São Paulo, a 21 de março de 1960, e foi um dos mais populares pilotos de Fórmula 1. Hoje, a página principal do Google pertence-lhe, com o rosto do piloto e as cores do Brasil.

Ayrton Senna da Silva é hoje alvo de uma homenagem ao estilo Google, com um doodle que assinala a data de nascimento do piloto de Fórmula 1, um dos maiores de todos os tempos.

Nascido em São Paulo, a 21 de março de 1960, Ayrton Senna rubricou uma carreira notável, da qual se destacam os três títulos de campeão mundial da prova maior do automobilismo, nos anos de 1988, 1990 e 1991.

Morreu de forma dramática, ao volante do seu monolugar, num acidente fatídico que ocorreu em Ímola, no Grande Prémio de San Marino, em 1994.

A morte de Ayton Senna chocou o mundo – não apenas os adeptos da Fórmula 1 – e o seu funeral levou às ruas milhões de brasileiros, que idolatravam Senna.

O mundo vergou-se perante o piloto brasileiro, que hoje completaria o 54.º aniversário. E volta a vergar-se, através deste google doodle que pinta de verde e amarelo a página principal da Google.

Ayrton Senna marca a história da Fórmula 1. E na memória estão os intensos despiques que encetou perante o seu eterno rival: o francês Alain Prost.

Não é exagerado escrever que ambos protagonizaram os mais interessantes duelos na Fórmula 1 moderna. Nem será exagero sublinhar que os duelos Senna e Prost não tiveram ‘herdeiro’, depois da morte do brasileiro.

Um grande nome está na história da modalidade – Michael Schumacher – mas faltou ao alemão um piloto com a personalidade de Ayrton Senna para transportar para os palcos do desporto maior do automobilismo uma intensa luta.

Este doodle de homenagem a Ayrton Senna surge no dia do seu 54.º aniversário e no ano em que se assinalam 20 anos desde a morte do piloto brasileiro, que foi também vice-campeão no campeonato do mundo de 1989 e de 1993.

Senna iniciou a carreira nos karts e entrou nas competições de automobilismo em 1981, sagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 dois anos depois da estreia.

Este foi o cartão de visita para a chegada à Formula 1, que ocorre no Grande Premio do Brasil de 1984, ao serviço da equipa Toleman-Hart. Não foi feliz na estreia no seu país, mas Ayrton Senna pontuou em cinco corridas, na temporada de estreia.

Troca a Toleman-Hart pela Lotus-Renault, no ano seguinte, vencendo seis Grande Prémios em três temporadas. Em 1988, junta-se a Alain Prost (que viria a ser o seu maior rival), na McLaren-Honda. Senna começa então a colecionar vitórias e títulos.

Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez em 1988 e Senna reedita títulos em 1990 e 1991. Pelo meio, intensos despiques com Prost.

O piloto brasileiro foi o mais jovem de sempre a conquistar o tricampeonato na Fórmula 1 (Sebastian Vettel superou o feito em 2012).

Ayrton Senna era um piloto que juntava agressividade à perícia, determinação à vontade de vencer. Está na lista dos maiores pilotos de sempre e a BBC chegou mesmo a eleger o brasileiro como o melhor piloto de Fórmula 1 da história.

Na terceira corrida da temporada, o Grande Prémio de São Marino, em Ímola, a 1 de maio de 1994, Ayrton Senna perde a vida, depois de um despiste e de um embate num muro.

Morreu o homem, a lenda permanece viva. E hoje é homenageada, com um google doodle que coloca Senna na frente…

Em destaque

Subir