Velocidade

WEC: Toyota revela protótipo TS040 HYBRID com mil cv de potência

Toyota TS040Toyota TS040A potência não é tudo mas ajuda. Assim terão pensado os responsáveis da Toyota Motorsport quando conceberam o seu novo protótipo para o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), o TS040 HYBRID, agora revelado.

É que o novo carro, apresentado dois dias depois do seu rival da Audi mas em Paul Ricard, tem uma potência anunciada de 1000 cv – quase metade dos quais gerados pelos seus sistemas de recuperação de energia – através do mais avançado dispositivo a quatro rodas existente em competição.

No entanto o caminho escolhido pela equipa sedeada em Colónia é uma evolução de um sistema concebido em 2007, quando a Toyota lançou o Supra HV-R que viria a ganhar as 24 Horas de Tokachi. Apenas foi formatado para preencher os requisitos regulamentares do WEC, que coloca particular ênfase na economia de combustível.

Foi imposta pela FIA uma redução de 25 por cento no consumo relativamente a 2013, com poupanças conseguidas através do propulsor, da aerodinâmica e eficiência na condução. Um monitor de fluxo de combustível e penalizações vão ser aplicadas em corrida se forem excedidos os limites definidos para a média de consumo em três voltas.

Toyota TS040O combustível autorizado será determinado pelo nível da capacidade dos sistemas híbridos utilizados por cada equipa. O que levou a Toyota a optar pelo sistema 6MJ de controlo de capacidade híbrida por volta em Le Mans.

Trabalhando com o seu parceiro Total os engenheiros da marca japonesa conseguiram melhor a eficiência e a performance do TS040, recorrendo a um motor-gerador AISIN AW no eixo dianteiro, para complementar a unidade DENSO no eixo traseiro do carro.

Em aceleração os motores-geradores aplicam a força de travagem em combinação com os convencionais travões mecânicos para criar energia, que é transferida através de um inversor (AISIN AW e DENSO) para o super-capacitador NISSHINBO.

Tudo isto significa que as equipas oficiais envolvidas no WEC, como a Toyota, Audi e Porsche, lidam agora com tecnologia tão complexa como as equipas de Fórmula 1. Mas será que isso assusta os responsáveis da Toyota Racing em Colónia? Aparentemente não.

Toyota TS040“Os novos regulamentos criam sempre um desafio, e os óbvios para 2014 criaram muitas coisas ao mesmo tempo, com alterações em termos de chassis e grupo propulsor”, começa por referir o diretor técnico da Toyota Racing.

“O maior desafio foi criar um carro mais complexo com mais ‘hardware’ híbrido para atingir uma potência híbrida mais alta e ao mesmo tempo reduzir significativamente o peso, devido a uma redução de 45 kg no peso mínimo. Foi realmente uma dor de cabeça, mas utilizando materiais de extrema leveza e processos de design otimizados atingimos os nossos objetivos”, explicou Pascal Vasselon.

O TS040 HYBRID prossegue agora os testes de pré-temporada pelas mãos das suas formações de pilotos – Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin,Kazuki Nakajima, Nicolas Lapierre, Anthony Davison e Sebastian Buemi –  para o WEC e para as 24 Horas de Le Mans deste ano, iniciados a 21 de Janeiro também em Paul Ricard.

No total serão 12 dias de ensaios cobrindo cerca de 18 mil quilómetros, já que depois destes dois dias no Castellet a Toyota Racing planeou trabalhos preparando as 6 Horas de Silberstone, onde a equipa irá defrontar os seus rivais pela primeira vez este ano.

Em destaque

Subir