Economia

Wall Street cai devido a preocupação com tarifas punitivas para o México

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em queda no início da sessão, mergulhada de novo na incerteza comercial, depois de o Presidente norte-americano ter anunciado taxas alfandegárias punitivas sobre bens provenientes do México.

Às 14:50 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones descia 1,18 por cento para 24.872,28 pontos e o tecnológico Nasdaq perdia 1,39 por cento para 7.462,46 pontos.

O índice alargado S&P 500 baixava 1,10 por cento e estava em 2.758,18 pontos.

Os Estados Unidos vão impor, a partir de 10 de junho, “taxas alfandegárias de 5 por cento sobre todos os bens provenientes do México”, enquanto imigrantes ilegais continuarem a atravessar a fronteira mexicana, anunciou o Presidente norte-americano.

“As taxas alfandegárias vão aumentar progressivamente enquanto o problema da imigração clandestina não for resolvido. Nessa altura, as taxas alfandegárias serão levantadas”, explicou, na quinta-feira, Donald Trump.

O México considerou a decisão norte-americana “desastrosa” e indicou estar pronto a “reagir energicamente”.

Na quinta-feira, a bolsa nova-iorquina terminou com uma ligeira subida, após uma sessão hesitante. O Dow Jones ganhou 0,17 por cento e o Nasdaq 0,27 por cento.

Em destaque

Subir