Ciência

Vulcão Etna desperta de longo sono após oito meses

O vulcão Etna, situado na ilha da Sicília, na Itália, entrou em erupção esta segunda-feira. Apesar de a erupção ser pequena e inofensiva para as populações próximas, o vulcão que estava adormecido há oito meses protagonizou momentos incríveis, proporcionando imagens que estão a correr a imprensa internacional.

O vulcão Etna é um dos mais ativos no mundo e estava adormecido há apenas oito meses. Numa explosão de cores entre tons de cinza e vermelho fortes, passando pelos laranjas que se misturam com o amarelo, trata-se de um espectáculo digno de se assistir.

Os especialistas tranquilizaram as populações mais próximas, garantindo que esta atividade do Etna não iria colocar em risco as populações.

Também o Instituto Nacional de Vulcanologia de Itália já confirmou o “acordar” do vulcão e noticiou que uma chuva de cinzas provocada pela erupção chegou a localidades mais próximas, garantindo que não existe qualquer constrangimento para os residentes, nomeadamente “nas aldeias de Zafferana e Lingfield”.

Da mesma forma não há motivos de preocupação com as rotas de aviação que sobrevoam o vulcão.

O despertar do Etna é inofensivo, mas permitiu o registo de imagens grandiosas. Confira aqui algumas delas:

 

 

Em destaque

Subir