Motores

Volkswagen vai ter Polo GTi R5 disponível em 2018

A Volkswagen vai voltar a envolver-se nos ralis, mas não de forma direta, disponibilizando, a partir do próximo ano, o novo Polo GTi R5 a clientes de competição. Desta forma, com os conhecimentos adquiridos na sua última participação no WRC, o departamento de competição da marca dará forma a uma máquina que diversos pilotos poderão adotar, quer no WRC2 quer nos vários campeonatos nacionais por toda a Europa.

O GTi R5 tem por base o modelo de série da sexta geração do pequeno modelo de Volfsburgo, devendo estar pronto para entregue na segunda metade de 2018.

“Esperamos transferir os nossos conhecimentos adquiridos com os quatro títulos no WRC ao nosso programa de clientes com o Polo GTi R5, e também oferecer uma máquina de primeira classe, que poderá também evoluir nas competições nacionais ou no WRC. Antes da primeira prova no próximo ano vamos submeter o Polo GTi R5 a uma bateria de testes rigorosos de modo a assegurar-nos que estará pronto para condições de estrada muito variadas ao redor do globo”, fez saber Sven Smeets, diretor da Volkswagen Motorsport.

O desenvolvimento do Polo GTi R5 iniciou depois do começo do ano e deverá fazer os primeiros testes antes do começo de 2018. O diretor técnico François-Xavier Demaison está encarregue do desenvolvimento do carro, tendo a ajuda do chefe do projeto, Gerard-Jan de Jongh, o engenheiro holandês que trabalhara com Sebastien Ogier nos seus títulos mundiais com a Volkswagen. Dotado de um motor 1.6 litros quatro cilindros turbo de injeção direta, o Polo GTi R5 tem uma potência de 270 cv, transmissão integral e uma caixa de cinco velocidades sequencial.

Em destaque

Subir