Motores

Volkswagen e Romain Dumas ganham com recorde em Pikes Peak

O recorde da famosa rampa de Pikes Peak já não é de Sebastien Loeb… e agora pertence a um protótipo 100% elétrico; o Volkswagen I.D. R. Romain Dumas foi o autor da proeza.

Uma subida à famosa rampa do Colorado em 7m57,148s pulverizou completamente a anterior marca de Loeb – 8m13,878s – estabelecido aos comandos de um Peugeot 208 T16 Pikes Peak. O mesmo é dizer que Dumas superou o seu compatriota em 16 segundos.

Romain Dumas, que naturalmente venceu a prova, superando adversários como Simone Faggioli – ex-vencedor da Rampa da Falperra –, aproveitou uma tecnologia que disponibiliza plena potência sem preocupações com a altitude, como é normal com os motores de combustão e que limita os motores térmicos.

Desde os treinos que o piloto francês percebeu do que o Volkswagen I.D.R Pikes Peak era capaz, mas admite: “Ultrapassamos mesmo as nossas expetativas mais otimistas com este resultado. Depois dos treinos durante a semana sabíamos que era possível bater o recorde absoluto. Para que tal fosse possível tudo tinha de estar perfeito, da tecnologia ao condutor. Tal como a meteorologia. Tudo correu bem e é um sentimento incrível, e o novo recorde de Pikes Peak é a cereja no topo do bolo”.

As imagens do recorde conseguido por Romain Dumas falam por si.

 

Em destaque

Subir