Nas Notícias

Vídeo: Viagem à cela de Sócrates na prisão de Évora

Preso preventivamente, o ex-primeiro-ministro José Sócrates passa grande parte do dia encerrado numa cela com oito metros quadrados. Neste vídeo, reportagem da CMTV, pode viajar às instalações do estabelecimento prisional de Évora e conhecer um pouco da rotina do preso 44. Veja as imagens.

É o preso mais mediático. Preso preventivo, sem acusação, muito menos condenação. É o preso mais crítico do sistema, ou pelo menos aquele cuja voz entra com maior facilidade nos meios de comunicação social.

Recusou deixar o estabelecimento prisional de Évora, depois de lhe ser proposta a medida de coação que exige ao arguido pronunciar-se, aceitando ou declinando.

José Sócrates recusou ficar em prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, por entender que essa medida de coação seria “uma meia libertação”, para disfarçar “erros”.

“O Ministério Público propõe prisão domiciliária com vigilância eletrónica, que continua a ser prisão, só que necessita do meu acordo. Nunca, em consciência, poderia dá-lo”.

Desse modo, o ex-primeiro-ministro permanece preventivamente preso numa cela. A CMTV visitou o espaço onde Sócrates passa os dias há mais de seis meses.

A pequena cela, os corredores, as rotinas. A hora em que acorda, o que come, as tarefas. É a vida que José Sócrates enfrenta enquanto aguarda acusação.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir