Motores

Ogier assume liderança em Itália depois de deslize de Paddon

OgierItalia215

Sebastien Ogier assumiu a liderança do Rali de Itália no decorrer da segunda etapa da prova, depois de Haydon Paddon cometer um deslize na penúltima especial do dia. Um pião que custou o neozelandês da Hyundai dez segundos, mas que deixou o campeão do mundo no comando.

Paddon tinha estado irrepreensível desde a manhã de sexta-feira, ascendendo à primeira posição que procurou gerir nesta segunda etapa, que tinha pisos mais duros. Isso mesmo permitiu a rápida aproximação de Ogier, que se impôs em quatro das oito classificativas que compunham a tirada.

Mas na 17.ª classificativa tudo se complicou e de mais de nove segundos de vantagem sobre o campeão do mundo, Haydon Paddon viu-se de repente a mais de uma dúzia.

Depois o neozelandês viria a perder mais um minuto nas duas últimas especiais do dia, depois de uma pedra ter danificado a transmissão do seu i20WRC no troço seguinte. Mesmo assim o piloto da Hyundai manteve a segunda posição.

PaddonItalia315

Paddon não foi o único azarado do dia, já que Jari-Matti Latvala, que esteve bastante fase matinal da etapa, furou um pneu e danificou a suspensão do seu Volkswagen.

Este facto fez o finlandês ‘cair’ na classificação e promover Mads Ostberg à terceira posição, depois do norueguês da Citroën ter feito uma etapa sem erros, e ganhando inclusivamente uma classificativa.

Outro azarado nesta etapa foi Ott Tanak, que viu a possibilidade de chegar ao terceiro posto comprometida quando ficou com a caixa de velocidades encravada na especial de Monti di Ala.

Este percalço do estoniano da M-Sport promoveu Thierry Neuville à quarta posição. O belga da Hyundai teve uma secção da tarde mais positiva que a matinal ainda que tenha ficado a mais de um minuto de um lugar no pódio.

Com os problemas de Latvala e o azar de Tanak, Elfyn Evans ascendeu à quinta posição sendo agora a grande esperança da M-Sport num bom resultado na Sardenha.

EvansItalia215

Classificação após a 19 PE
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h54m43,9s
2.º Hayden Paddon/Jonathan Kennard (Hyundai) + 2m13,5s
3.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 3m25,8s
4.º Thierry Neuville/ Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 3m57,0s
5.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 5m15,5s
6.º Jari-Mati Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 8m08,6s
7.º Yuri Protasov/Piotr Cherepin (Ford) + 13m32,4s
8.º Paolo Andreucci/Alessandra Andreussi (Peugeot) + 13m39,4s
9.º Jan Kopecky/Petr Dessler (Skoda) + 15m30,8s
10.º Yazeed Al Rahji/Michael Orr (Ford) + 16mn28,8s

Em destaque

Subir