Desporto

Vídeo: “Quando se perdia no Porto a cidade chorava”, recorda Futre

Paulo Futre abordou uma diferença uma diferença notória nos adeptos do FC Porto para os de Benfica ou Sporting. “Podia estar sol”, mas uma derrota era sempre “um ciclone” para os fãs dos dragões.

Numa entrevista para o ‘Universo Porto’, do Porto Canal, o antigo jogador do FC Porto – e um dos poucos que representou também os dois rivais de Lisboa – recordou memórias de quando encantava o Estádio das Antas com a magia e classe de um pé esquerdo que ficou na história do futebol nacional.

Mas quem faz o futebol são os adeptos. É na ligação com a equipa que está o encanto do ‘desporto-rei’ e, naturalmente, os melhores jogadores são os que provocam mais reações nas bancadas.

“Joguei em muitos sítios, em muitas cidades, mas um jogador no Porto, naquela cidade, é rei. Vivem de uma maneira especial o futebol”, elogiou o esquerdino.

Para se justificar, Paulo Futre comparou a forma como os adeptos lhe pediam um autógrafo.

“Paulo, podes dar-me um autógrafo, por favor? (Eu assino, dou), obrigado, boa sorte para domingo”, recordou, sobre um adepto de Benfica ou do Sporting.

“Um adepto normal do FC Porto, já nem digo um mais fanático. Paulo, podes dar-me um autógrafo, por favor? (Eu assino, dou), temos que ganhar no domingo”, referiu Futre.

E gesticulou com o braço, de esticador levantado, para reforçar a ideia.

“Temos que ganhar no domingo! Eu dizia obrigado, [o adepto repetia] temos que ganhar no domingo! Obrigado, mas temos que ganhar no domingo!”

“Isto é claro, sempre o ‘ganhar’. Aprendi a perder ali”, realçou Paulo Futre.

“Quando o FC Porto perdia… Perder naquela cidade? Podia estar sol, mas era um ciclone tremendo, cinzento, horrível. A cidade chorava”, recordou.

“Quando saía à rua… Perdi muitas poucas vezes, por isso deu para ver a tristeza de uma segunda-feira depois de uma derrota no domingo, a cidade chorava”, complementou.

“Eu joguei em muitas equipas, mas não há como aqueles adeptos, como vivem o futebol”, elogiou o antigo campeão europeu pelo FC Porto.

Veja o vídeo, a partir dos 39 minutos.

Em destaque

Subir