Mundo

Vídeo: Maggie McDonnell, a melhor professora do mundo

A canadiana Maggie McDonnell conquistou o ‘Global Teacher Prize’, considerado o Prémio Nobel da Educação. É o reconhecimento de um trabalho que trespassa as barreiras do ensino. “Quando corres sozinho, corres depressa. Mas quando corres com outras pessoas, chegas muito mais longe”, defende Maggie McDonnell. Veja o vídeo e conheça a obra de uma mulher que é muito mais do que uma professora.

Maggie McDonnell dá aulas na aldeia indígena de Salluit, uma das regiões mais remotas do mundo, situada no Ártico e acessível apenas por via aérea. A canadiana arrecadou, neste domingo, o ‘Global Teacher Prize’, sendo considerada a melhor professora do mundo.

O prémio monetário é de um milhão de dólares, cerca de 800 mil euros, mas não é o dinheiro que move esta docente, autora de uma obra notável, que supera todas as fronteiras do ensino.

A entrega deste ‘Global Teacher Prize’ permitiu, por outro lado, conhecer Maggie McDonnell, que nasceu numa zona rural, na Nova Escócia, e fez voluntariado na África Subsariana, onde ajudou a combater o vírus da sida.

Concluiu o mestrado e deu início à sua aventura, em Salluit, onde dá aulas há seis anos, numa comunidade que tem apenas 1200 habitantes.

É um local ermo, só acessível por via aérea, com temperaturas baixas, que podem chegar aos 25 graus negativos.

Poucos professores aceitam permanecer naquela aldeia indígena, o que representa um verdadeiro problema, em matéria de educação. A rotatividade dos corpos docentes é elevada e há inúmeros casos de professores de baixa, por stress.

Em Salluit, há uma enorme taxa de abandono escolar, entre diversos problemas sociológicos graves, desde abuso sexual a gravidez na adolescência.

Há ainda uma elevada taxa de suicídios na população jovem, como resultado da dependência de álcool e drogas, ou do isolamento social.

E é neste campo que trabalho de Maggie McDonnell merece reconhecimento. A canadiana não é apenas uma professora.

Conseguiu aumentar a motivação dos estudantes, através de um programa da sua autoria, que tem como finalidade envolver os alunos e comunidade.

“Quando corres sozinho, corres depressa. Mas quando corres com outras pessoas, chegas muito mais longe”

Esta professora também acolhe alguns dos seus alunos, bem como outros jovens, vítimas de diversos problemas resultantes das caraterísticas daquela comunidade.

Com o dinheiro que recebeu, Maggie McDonnell vai criar uma organização não-governamental, que visa dar uma maior dimensão ao seu trabalho, agora reconhecido.

Veja o vídeo que serviu de apresentação desta professora:

Em destaque

Subir