Ciência

‘Power Link’, a ilha artificial que terá o maior parque eólico da Europa

A ilha artificial que terá o maior parque eólico da Europa foi batizada de ‘Power Link’ e terá cerca de seis quilómetros quadrados, o equivalente a 48 campos de futebol. Ficará situada NO Mar do Norte, segundo conta o ‘ABC’.

O local será explorado por uma empresa líder no setor da energia dinamarquesa, tendo como objetivo abastecer eletricidade a 80 milhões de consumidores europeus, pelo que é previsto que comece a funcionar a partir de 2030.

A ilha será construída sobre um banco de areia conhecido como ‘Dogger Bank’, que fica situado numa área de ventos fortes e águas pouco profundas. A ‘Power Link’ ficará estrategicamente posicionada entre o Reino Unido, a Holanda, a Bélgica, a Alemanha, a Noruega e a Dinamarca.

Terão de ser depositados cerca de 200 milhões de metros cúbicos de areia para construir a ilha e prevê-se que o investimento total chegue aos 1500 milhões de euros.

“Pode parecer uma loucura ou até ficção científica”, afirmou Torben Glar Nielsen, o diretor técnico da Energinet.dk, umas das companhias que está a financiar o projeto.

Serão instaladas milhares de turbinas eólicas à volta da ilha, que para além de funcionarem como geradores de energia, servirão como um centro de distribuição.

O ministro da Energia dinamarquês explicou que as turbinas eólicas vão estender-se até ao meio do mar e que poderão conectar-se à ilha através de cabos curtos.

Por sua vez, “esses cabos irão funcionar como transmissores entre os mercados energéticos de vários países e, consequentemente, vão permitir a compra e venda de eletricidade entre eles”, segundo o Observador.

A ‘Power Link’ terá ainda uma zona aeroportuária para o transporte, armazenamento e manutenção do que for necessário, pelo que terá também pessoal e equipamentos.

O grande objetivo desta ilha artificial é conseguir um futuro livre de combustíveis fósseis, tornando a obtenção de energias mais sustentável através da utilização dos recursos naturais à disposição.

Veja aqui o vídeo:

Em destaque

Subir