Mundo

Vídeo: Luca, o herói de 4 anos que salvou a mãe ao ligar o 112

Luca tem 4 anos e não precisou de vestir uma capa para virar herói. O pequeno rapaz espanhol salvou a vida da mãe com uma chamada para as emergências, dando conta do estado de saúde progenitora, que é diabeta. A calma da criança durante a chamada está a impressionar Espanha que se ‘rende’ a este herói de palmo e meio que ainda conseguiu acalmar a irmã que tem menos de um mês de vida.

A história passou-se na passada segunda-feira, em San Miguel del Camino, em Leão, quando Luca encontrou a mãe caída no chão e, prontamente, pegou no telefone dela, desbloqueou-o e ligou para o Centro de Emergencias de Castilla y León, em Espanha.

Os serviços de emergência pediram a localização exata para prestarem socorro o quanto antes e o menino avisou-os, então, que ele mesmo se encarregaria de abrir a porta aos meios de socorro.

Além disso, a criança ainda teve discernimento para colocar o telefone perto da mãe para que, do outro lado da linha telefónica, não desconfiassem que pudesse ser uma brincadeira.

“Fez aquilo que gente mais velha, neste tipo de situações, não faz pois com os nervos não sabem explicar a localização”, revelam no Centro de Emergência.

Mónica Toribio, a mãe de Luca, explica que a bomba de insulina “começou a falhar” quando estava em casa com o rapaz e outra filha, que tem menos de um mês de idade.

A mulher perdeu a consciência e caiu no chão.

“Não me lembro de nada até os serviços de emergência aparecerem”, revela a mulher que acabou por ser tratada em casa.

Agora, Luca é o pequeno herói no país vizinho e a mãe crê que isso se deve também “aos ensinamentos da professora na escola”.

“Um dia voltou da escola a dizer que lhe tinham ensinado o número das emergências e também o que devia dizer.”

Herói ainda fez mais

Mas o pequeno herói não se ficou apenas pelo ato de ligar para as emergências.

Víctor Álvarez, pai de Luca, explicou ao jornal El Mundo, que “Luca é um grande herói, porque levou a sua irmãzinha de 24 dias nos braços porque ela estava chorar e ele tentou acalmá-la”.

A história do pequeno herói está a conquistar Espanha.

Veja como as crianças são ensinadas a fazer reanimação no jardim de infância de Luca.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=ND53BX9KH3NO

Em destaque

Subir