Mundo

Vídeo: Inocente libertado após 24 anos na prisão por homicídio

Condenado por homicídio, nos EUA, um homem esperou 24 anos na prisão para ser inocentado. Shaurn Thomas, que tinha 19 anos quando entrou na cadeia, saiu em liberdade e já aprendeu a usar um telemóvel. “Ele estava inocente e por isso sempre acreditou que ia voltar a ser livre”, adianta a noiva.

Ao abrigo do Pennsylvania Innocence Project, uma iniciativa jurídica que visa inocentar pessoas erradamente condenadas, Shaurn Thomas deixou a prisão de Frackville, na Pensilvânia (EUA), na noite de terça-feira.

“É maravilhoso. Sou um homem livre, não podia sentir-me melhor. Sempre acreditei em Deus e com os advogados certos pude ter forças para lutar”, diz o inocente que passou 24 anos encarcerado por um crime que não cometeu.

Os factos remontam a 1990, quando Shaurn Thomas tinha 16 anos. Falsamente acusado por uma testemunha, que ainda durante o julgamento retirou o depoimento, o então adolescente foi posto no local do homicídio de um empresário.

Em 1993, o tribunal condenou-o à prisão perpétua, pena que começou a cumprir na cadeia de Frackville.

Ao fim de 24 anos encarcerado injustamente, Shaurn Thomas regressa a um mundo completamente diferente. Segundo a CBS, uma das primeiras coisas que fez em liberdade foi aprender a usar um telemóvel.

“Ele estava inocente e por isso sempre acreditou que ia voltar a ser livre”, afirmou a noiva, Stephonia Long.

Em destaque

Subir