Mundo

Vídeo: Ilha nasce a sul da cidade de Tóquio, imagens do vulcão captadas

nova ilhanova ilha 600Surgiu uma nova ilha no Pacífico – com 200 metros de diâmetro e 20 de altura – após a erupção de um vulcão, no Japão, a sul de Tóquio (a cerca de mil quilómetros). A guarda costeira nipónica divulgou um vídeo com a atividade vulcânica que deu origem ao arquipélago. Trata-se de um fenómeno raro: há 40 anos que não se verificava o nascimento de uma ilha na região. Veja as imagens.

A guarda costeira japonesa e especialistas revelam que uma erupção vulcânica deu origem a uma nova ilha, a cerca de mil quilómetros de Tóquio, na zona sul. O fenómeno foi registado em vídeo, pela guarda costeira nipónica e mostraram as nuvens de fumo, o vapor e as águas turvas sobre uma cratera da recém-formada ilha, que tem uma dimensão muito reduzida: cerca de 200 metros de diâmetro.

Este novo pedaço de terra no meio do mar está localizado a sul-sudeste de uma outra ilha vulcânica inóspita, em Nishinoshima. O arquipélago que nasceu desta erupção vulcânica – registada em vídeo – foi visto pela primeira vez na quarta-feira.

O fenómeno captado pela guarda costeira é extremamente raro. Trata-se da primeira ilha descoberta nas últimas quatro décadas. Além dos 200 metros de diâmetro, tem 20 metros de altura.

Em destaque

Subir