Os potes para o Campeonato do Mundo do Brasil começam a ficar desenhados. Seleções como Brasil, Espanha, Alemanha e Argentina ficam no Pote 1, juntamente com Bélgica, Suíça, Colômbia e Uruguai (caso se qualifique). Uma destas equipas defrontará a seleção nacional na fase de grupos.
A meses do início do Campeonato do Mundo do Brasil 2014, começam já a ser feitas algumas previsões quanto ao sorteio da fase de grupos, que tem data marcada para dia 6 de dezembro.
Devido ao ranking das seleções de outubro, a base que a FIFA vai à partida utilizar para dividir as equipas, Portugal não será cabeça de série, ficando fora do Pote 1. A equipa das quinas deverá fazer parte do Pote 4, o das equipas europeias.
Sendo assim, defrontará uma seleção dos Potes 1, 2 e 3. E é precisamente no Pote 1 que estão os ‘tubarões’.
Brasil, Espanha, Alemanha ou Argentina podem estar no caminho da seleção nacional. A estas junta-se Colômbia, Suíça, Bélgica e Uruguai, que ainda não está qualificado mas está muito perto de o conseguir.
No Pote 2 Portugal vai apanhar uma equipa da América, Ásia ou Oceania – Irão, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Costa Rica, Honduras, Estados Unidos ou México (também prestes a qualificar-se).
No Pote 3 entram os possíveis adversários africanos, Camarões, Nigéria, Costa do Marfim, Gana e Argélia. A estes juntam-se duas seleções sul-americanas – Chile e Ecuador, juntamente com uma seleção que sairá do Pote 4.
Veja de seguida aquela que será à partida a constituição dos quatro grupos do Mundial:
Pote 1
Brasil
Espanha
Alemanha
Argentina
Suíça
Bélgica
Colômbia
Uruguai
Pote 2
Irão
Japão
Coreia do Sul
Honduras
Estados Unidos
Costa Rica
México
Austrália
Pote 3
Ecuador
Chile
Costa do Marfim
Nigéria
Gana
Argélia
Camarões
+ 1 equipa a transitar do Pote 4
Pote 4
Itália
Inglaterra
Portugal
Holanda
Rússia
Croácia
Grécia
Bósnia e Herzegovina
França
Sendo assim, Portugal deverá evitar todas as selecções presentes no Pote 4, ou seja, não apanha equipas como Inglaterra, Itália, Holanda ou Rússia.
Atualização:
Acrescentada a seleção francesa, que eliminou a Ucrânia no play-off, ao Pote 4.