Desporto

Vídeo: Há dois anos, Éder dava a inesquecível glória a Portugal

Passaram dois anos mas na memória lusitana bem que podiam passar 100 e, mesmo assim, jamais se esquecerá aquele célebre 10 de julho de 2016, quando Paris se rendeu ao ‘esplendor’ de Portugal e viu a equipa das quinas vencer a anfitriã França, em França, com um pontapé de Eder, num jogo carregado de dificuldades mas que, no final, atirou o país para uma festa sem precedentes. Recorde o golo da glória.

Ficam lembranças que ainda hoje arrepiam a espinha de quem tem sangue lusitano a correr nas veias, ficam lembranças de uma campanha da Seleção que, mesmo a jogar fora do país, jogou em casa.

Ficam lembranças de uma campanha que, de empate em empate e numa união peculiar, ajudou a escrever a história de uma nação nas quatro linhas.

A bandeira exibiu-se em 11 milhões de corações e fez-se ímpar um destino há tantos anos sonhado mas, muitas vezes, travado pelo canto do ‘galo’ francês.

Acabaram-se naquele dia os ‘ses’ e o sonho passou a ser destino.

Os rapazes de Fernando Santos embalaram com a crença portuguesa e fizeram tremer França, que caiu naquele pontapé de Éder (o mais improvável dos heróis), num longo jogo onde Ronaldo cedo saiu de campo, vergado a uma lesão.

A jogar fora do país, Portugal foi durante o Euro’2016 uma seleção a jogar em casa, tal foi o amor que os emigrantes portugueses dedicaram à turma das quinas.

Quando Éder disparou aquele pontapé, em Paris, fez-se luz e cumpriu-se a glória de uma ‘nação valente e imortal’, que marchou ao lado dos 23 que foram escolhidos para representar a pátria.

Naquele dia, cumpriu-se Portugal!

Passaram dois anos.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=55BHB5DASWKS

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=MNMRY4KR2YMG

Em destaque

Subir